domingo, 29 de março de 2009

Trilhos do Pastor




Hoje de manhã fui vêr a chegada dos atletas que participaram no Trilho dos Pastores, uma prova dura de Montanha com 28 kms em pleno coração da Serra de Aire, o vencedor destacado foi Alcino Serras com 2h07' esse grande atleta cuja humildade própria de um Campeão pude constatar ao trocar algumas palavras no final da prova.


As fotos tiradas junto da meta mostram o cansaço mas acima de tudo a satisfação de todos aqueles que terminaram este desafio. Os meus Parabéns a todos e em particular aos dois colegas Victor e Joel.


Aqui está o link para as fotos que tirei http://picasaweb.google.com/paulojorgesequeira/TrilhosDoPastor#

sábado, 28 de março de 2009

II DUATLO DE MATOSINHOS

O titulo bem podia ser um dia de vento, tamanha era a nortada que se fez sentir durante toda a prova. Acima de tudo queria destacar o excelente ambiente entre toda a equipa apesar das viagens serem longas nem dei pelo tempo passar, os Amigos de Peniche são uma equipa que tenho muito orgulho em representar.
Chegados a Matosinhos foi tempo de repasto umas sardinhas secas que partilhei com o amigo Silvino e que foram gozação até ao final do dia.
Chegados ao local da prova mal abrimos as portas da carrinha, estas quase eram arrancadas tamanha a ventania, ainda tinhamos quase uma hora para aquecer e colocar o material no Parque de Transição e não dava mesmo para estar parado senão congelávamos.
A colocação dos atletas na linha de partida foi melhorada um ponto positivo para a Federação, quando soou a buzina saí de estalo com o vento pelas costas o primeiro km, foi rapidissimo, pouco tempo depois a viragem e parecia que tinhamos entrado num túnel de vento, tentei resguardar-me atrás de alguém que fosse ao meu ritmo, mas senti que começava a quebrar, tinha sido um erro o arranque tão rápido, fui gerindo o andamento até que pouco depois da segunda viragem novamente com o vento de frente sou alcançado pelo Henrique e mantive-me com ele até ao final do segmento, fiz uma transição rápida e consegui entrar num grupo, pouco tempo depois o grupo em que vinha o Henrique alcançou-nos e formou-se um grande grupo, com um grande andamento, nunca senti força para ir para a frente e tentei resguardar-me na traseira do grupo, sempre que tinha que acelerar nas viragens para ficar a favor do vento as ameaças de caibrãs eram mais que muitas até que na segunda volta pouco antes da viragem dá-se uma queda aparatosa onde ficam quatro elementos, travei a fundo e como vinha atrás nunca mais consegui apanhar o grupo fiquei com o Henrique e mais alguns elementos durante a última volta, depois aconteceu algo que comprometeu a classificação final passámos a saida para o parque de transição e quando nos apercebemos perdemos uma eternidade para voltar de novo sendo ultrapassados por duzias de atletas, o estrago estava feito e não havia nada a fazer o último segmento de corrida foi razoável terminando no 94º lugar com 1h14'. Foi pena pois sem esta distracção podiamos ter ficado à frente de duas equipas com quem discutimos o Ranking da taça o Painho e o Vendas Novas.
Depois foi um lanche convivio animado por uma demonstração de dança bastante interessante e o regresso sempre na galhofa com o pessoal da equipa, para a semana Triatlo da Quarteira.

domingo, 22 de março de 2009

Há dias assim

Hoje foi um dia não, resumindo 3 quedas mudanças a saltar e corrente partida a 3 kms do final, que me obrigaram a acabar a Maratona do Centro a correr com a bicicleta ao lado.
Até cerca dos 40 kms apesar das quedas ia a sentir-me bem mas depois ressenti-me do esforço do Triatlo de ontem.
Agora resta virar a página e curar as mazelas das quedas. Os treinos é que vão ficar condicionados, resta deixar passar o tempo.

sábado, 21 de março de 2009

II TRIATLO DO RIBATEJO


Está feito o primeiro Triatlo da temporada, o resultado foi positivo, sem ter sido excelente.

Vamos por partes, no segmento de natação já se notou uma evolução muito grande consegui praticamente durante todo o segmento efectuar uma respiração correcta e apesar de alguns encontrões, braçadas e pernadas consegui desenvencelhar-me bastante bem, sai da água com um parcial de 13.28 ''. A primeira transição não correu muito bem o fato até saiu rápido, calçar as sapatilhas com os pés molhados é que não foi tão fácil arranquei com o meu companheiro de equipa Paulo e fomos ganhando posições, foi-se formando um grupo muito grande mas infelizmente a maior parte não queria colaborar, apesar das palavras de ordem e alguns impropérios foram muito poucos os que se chegaram à frente, tendo repartido com o meu colega de equipa a maior parte das despesas, o vento forte fez-se sentir durante todo o segmento e isso reflectiu-se nos tempos finais de todos, na subida para Santarém um dos atletas que andou sempre na roda saiu disparado e fui o único a seguir a sua roda, ainda consegui alcançar mais três corredores antes da última transição. A transição para a corrida foi bastante rápida e fiz uma corrida em crescendo, o segmento tinha realmente 5 kms ao contrário do ano passado que era bem mais curto e as constantes mudanças de direcção dentro do centro histórico, dificultavam a imposição de um ritmo constante, ainda fui dobrado pelo Bruno Pais e pelo João Pereira que pareciam ir de mota, a última volta foi a melhor, para a próxima julgo que poderei forçar um pouco mais logo de inicio, no final fiquei num lugar ingrato 101º muito perto do objectivo de inicio de época ter um posição no top 100 Nacional, se descontarmos os atletas da Selecção Russa e Espanhois que se fizeram representar, o objectivo foi atingido.

Amanhã vem a Maratona do Centro, vamos vêr se não me resssinto do esforço de hoje.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Duatlo do Cadaval - Campeonato Nacional de Age Groups


Vamos lá ao relato deste Campeonato Nacional de Age Groups, sem dúvida o mais participado e competitivo de sempre.



Como alguém dizia devemos estar perante um dos Campeonatos de Age Groups mais competitivos do Mundo, para isso bastava ver os atletas que alinhavam à partida, Bruno Pais, Duarte Marques,Pedro Gomes, João Pereira, João Silva, Lino Barruncho, Miguel Arraiolos, Vasco Pessoa, José Estrangeiro, Pedro Palma, Hugo Ventura, Anais Moniz, Barbara Clemente, Maria Areosa, and so on, corria o risco de ficar aqui até amanhã a referir os nossos atletas internacionais que marcaram presença neste Campeonato. Aumentou também o nº de atletas inscritos, ao invés dos 140 do ano passado, este ano competiram cerca de 250 atletas.


Mas vamos às contas de outro rosário o meu Age Group 35-39, com 36 atletas em competição no final fiz 14º lugar. No primeiro segmento de corrida quebrei um pouco talvez devido ao calor e ao trajecto que não era nada fácil, no ciclismo consegui ir ganhando posições, tendo a sorte de formar um grupo em que houve colaboração, quando chegámos à última subida de Adão Lobo, mais parecia um mini pelotão, depois foi um contra relógio para vêr qum chegava primeiro ao parque de transição, na última corrida consegui manter a posição conquistada.

Agora vêm aí os Triatlos e mais uma vez com todos os nossos internacionais, aos quais se juntam 19 atletas da Selecção Russa que se encontra em estágio no nosso País. Vamos vêr como correm as coisas, espero conseguir sair da água a tempo de apanhar um bom grupo no ciclismo.

Para a semana será jornada dupla, Triatlo do Ribatejo no Sábado e Maratona do Centro no Domingo, dose dupla de diversão garantida.

domingo, 8 de março de 2009

15º Duatlo de Grândola

Vamos lá então,ao rescaldo deste Duatlo de BTT.
O dia começou bem cedo, pois a viagem era longa e ainda tinha de fazer um pequeno desvio para ir buscar dois colegas de equipa a Peniche.
Acordei tomei um belo pequeno almoço e meti-me à estrada ainda estava escuro como breu, excelente a sensação de conduzir com a estrada só para nós a ouvir um albúm pré-histórico do Jorge Palma, à hora combinada lá estavam o Paulo e o Luis e rumamos a sul (não foi a 125 azul ), o sol começou a despontar e vimos que estavam reunidas as condições para uma excelente prova. De facto as nossas expectativas não sairam goradas a todos os níveis (organização, percursos, tempo e resultados).
Gostei particularmente do segmento de BTT (duas voltas), tinha uma pequena incursão pela serra, com uma subida que dava para as pulsações irem lá acima e algumas partes que sem serem demasiado técnicas, era necessário ter alguma para andar depressa.
Um verdadeiro percurso de BTT, onde consegui subir muitas posições.
Geri o esforço de forma diferente não apertando tanto no primeiro segmento de corrida 21.43'' (5670 mts), e senti-me com força para dar o máximo no BTT, no último segmento de corrida ainda perdi 2 posições, mas o resultado final foi até agora o melhor da época 55º da Geral com 1h20m39''.
No final a confraternização já habitual nestas provas com toda a Tribo reunida.
Para a semana temos Canpeonato Nacional de Age Groups, vamos vêr como correm as coisas até lá.

sexta-feira, 6 de março de 2009

A magia do Triatlo




Porque razão quem experimenta uma prova de Triatlo, normalmente volta a repetir a experiência, como já ouvi alguém dizer é uma coisa que primeiro estranha-se mas depois entranha-se, e não podia estar mais de acordo.
O segmento de natação é algo que só quem experimentou tem a real percepção do que vou dizer, da primeira vez parece literalmente que deixamos de saber nadar, todo o cenário a que estamos habituados é virado ao contrário, a água está agitada e só temos braços e pernas à nossa volta, a primeira consequência é que esquecemo-nos de respirar e a tendência é nadarmos sempre com a cabeça fora de água. A pulsação parece que não pára de subir e quando damos por nós estamos na primeira bóia com dezenas a querer passar no sítio onde só passa um, sem dúvida que quando saimos da água é uma sensação de alivio. Depois a transição tira fato,tira a touca, calça as sapatilhas, mete o capacete e começa a pedalar, tudo isto sem o relógio parar, entretanto estamos no meio de um grupo, vale a pena puxar, ficamos na roda tentamos ir embora, ficamos na rectaguarda ou vamos para a frente do grupo, são decisões que podem fazer toda a diferença, e já estamos na segunda transição temos de começar a correr e parece que as pernas estão presas, a sensação é que nos estamos a arrastar, não paramos de dizer para nós mesmos, corre, corre e as pulsações novamente lá em cima, por fim a meta e tudo passou tão rapido e nós saboreamos o momento e revemos mentalmente toda a prova.
Acho que por termos tantas sensações diferentes e tantas variáveis para gerir ao longo da prova esta modalidade se torna mágica e sem dúvida um desporto completo.
Aconselho vivamente a que todos experimentem, quem não tiver tão à vontade na natação pode sempre começar pelo duatlo.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Treino de Natação

Hoje fiquei satisfeito com o treino de natação, nos últimos meses evolui bastante e hoje fiz um pequeno teste em que pude confirmar esta evolução.
Fiz um tempo de 11m58' nos 750 mts , vamos vêr até onde conseguirei evoluir, o objectivo é não perder muito tempo no segmento de natação para poder recuperar nos segmentos seguintes.
Bons Treinos para todos

domingo, 1 de março de 2009

Acabaram os treinos longos

É verdade, os treinos longos ao fim de semana acabaram, consegui trocar as voltas ao tempo e treinar umas horas sem chuva ontem e hoje, apesar de solitários estes treinos acabam por ser excelentes momentos de reflexão, o pinhal e a serra são de facto locais de eleição.
Agora resta gerir e manter durante a semana para dar o máximo nas provas ao fim de semana.
Confesso que a competição é algo que mexe comigo, gosto do ambiente que antecede as provas, vêr a cara do pessoal, sentir o nervoso miudinho e depois dar o máximo e no final da prova sentir que consegui atingir o objectivo proposto.
Venha Grândola e espero que o segmento de BTT seja de facto BTT, mas se fôr para rolar como nas Lezirias, vamos a isso.