domingo, 28 de junho de 2009

Triatlo de Abrantes



A vida de atleta não é facil, depois de 40º na semana passada em Arraiolos agora foi um diluvio em Abrantes.
De forma resumida, não tendo gostado da minha prestação, fiquei com boas indicações sobre a evolução que ainda tenho pela frente.
Segmento de natação o objectivo até ao final da época é deixar o minuto 12 e entrar no minuto 11, hoje saí bem mas depois tive de reduzir o ritmo da braçada e estabilizar e nunca mais senti força para aumentar a cadência da braçada.
O ciclismo fiz praticamente todo sozinho com um tempo bem abaixo daquilo que consigo,por fim gostei do meu segmento de corrida pois tenho notado uma evolução constante ao longo das provas.
Resultado final, 68º da Geral Masculina, na prova que marcou o regresso da nossa Campeã Vanessa Fernandes, dando excelentes indicações para o Campeonato da Europa na próxima semana e a próxima etapa do Campeonato do Mundo a disputar na Austria.
Agora temos uma semana de descanso e depois segue-se mais um Sprint no Zêzere e a segunda etapa do Campeonato Nacional em Aveiro onde espero carimbar a passagem para a finalissima em Outubro.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Estranhões e Bizarrocos


Hoje, lembrei-me desta história que serviu de título a um livro infantil de José Eduardo Agualusa,de uma forma simples retrata a forma como a nossa sociedade limita as nossas opções e castra desde pequenos a nossa criatividade.
Dei por mim a pensar como por vezes eu próprio sem querer condiciono a criatividade dos meus filhos, de facto o sistema está montado de forma a seguir o politicamente correcto. Tudo o resto é criticável e banido mesmo que não prejudique ninguém somente porque sai dos parâmetros normais, esta " estória " ainda se torna mais pertinente nos dias de hoje em que necessáriamente temos de inventar um mundo diferente.
Deixo-vos com esta frase " O atravessador de paredes foi a única coisa útil que Jácome inventou. Tudo o resto nunca serviu para nada. Mas é muito importante".
Se tiverem curiosidade cliquem no Titulo e leiam a história e depois comentem o que vos vier à cabeça.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

PENICHE AC



Este Domingo disputou-se o Duatlo mais quente da época uma prova que testou a capacidade fisica e espirito de sacrifio dos presentes.
Num circuito de corrida tipo carrocel com algumas rampas que nos deixavam com a lingua de fora os 40º que se fizeram sentir começaram a deixar moça logo no primeiro segmento.
Para controlar o meu ritmo fui sempre junto das primeiras atletas femininas, Filipa Ferreira e Julia Santos, correndo ligeiramente abaixo dos 4'/km, o que para aquele circuito e com o calor que estava foi excelente.Fiz a transição de forma muito rápida e comecei a ganhar posições , segui nos primeiros kms, com um atleta Junior e pouco depois colou a Filipa Ferreira e mais dois atletas no entanto nunca nos conseguimos entender e na parte final o grupo desfez-se por completo,depois foi dar o que tinha e o que não tinha para fazer mais uma volta no Carrocel, no final estava exausto mas com o objectivo cumprido 30º da Geral e um tempo que ajudou a equipa a alcançar a melhor classificação da época um 8º lugar muito suado deixando para trás os principais concorrentes.
Queria destacar a grande prestação de toda a equipa do Peniche AC, que subiu ao Podio por 3 vezes, através do José Peixoto do Luis Filipe e do Grande Silvino Muchacho.
Venha Abrantes

domingo, 21 de junho de 2009

Resultados

Este é o tempo dos Campeonatos da Europa, ao nivel do Triatlo, Campeonato da Europa de Juvenis e Sub23 realizado em Itália, onde os nossos atletas conseguiram boas prestações com o João Pereira em 9º, o João Silva 15º, o Miguel Arraiolos 18º e José Estrangeiro em 19º, a Anais Moniz obteve a 11ª posição, é verdade que as expectativas eram muito altas devido aos resultados alcançados o ano passado em que ganhámos praticamente tudo, mas estes resultados só mostram que a modalidade está cada vez mais competitiva com os primeiros lugares a serem decididos por pequenos pormenores.
Também no Campeonato Europeu de atletismo nos estamos a bater de igual para igual com a nata Europeia e Mundial, destacando-se o 1º lugar nos 1500 mts do Rui Silva a 2ª posição do Francis nos 100 mts, o 2º lugar do Nelson Évora no Salto em Comprimento e as duas excelentes estafetas de 100 mts onde batemos os recordes nacionais masculinos e femininos.
Os nossos governantes que abram os olhos e vejam que o Desporto não é só futebol e temos um potencial enorme noutras modalidades onde existem atletas que trabalham diariamente no duro, muitas vezes sem as melhores condições para conseguir ter estes excelentes resultados.
Parabéns a todos

sexta-feira, 19 de junho de 2009

EUROPEAN TEAM CHAMPIONSHIPS


Não é todos os dias que temos a oportunidade de ver alguns dos melhores Atletas Europeus ao vivo e de borla.
Vai ser este fim de semana Sábado e Domingo a partir das 15.30 no Estádio Municipal de Leiria.
Como não podia deixar de ser, vou lá estar no Sábado, já que Domingo rumo a Arraiolos para o último Duatlo da época.
Apareçam em Leiria, para dar força aos mossos atletas.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O espirito do Triatlo





Estas fotos tiradas no último Triatlo do Ambiente realizado em Oeiras, representam bem aquilo que considero ser o espirito único existente no Triatlo.
Os atletas lutam desde o primeiro ao último segundo para conseguir o melhor resultado, levando o seu esforço ao limite, no entanto existe um respeito enorme por todos os adversários e uma amizade que vai muito para além da própria competição.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Contra-relógio São Martinho / Batalha


No Domingo alterei o plano de treinos em vez da volta longa de bicicleta logo pela manhã, fui com a familia até à baia de S.Martinho, apesar do vento que se fazia sentir, deu para nos divertirmos na praia e claro não pude deixar de aproveitar para fazer o treino de natação em águas livres (estive quase a congelar a temp. da água devia estar a 16º) e uma corrida pelo extenso areal.
No entanto o melhor estava reservado para o fim, a bicicleta tinha ido no carro e fiz o regresso num autêntico contra-relógio de 45 kms com 4 subidas bem puxadas, por pouco não chegava a casa antes da familia hehehe.

domingo, 14 de junho de 2009

Para o outro lado do Oceano


Para todos aqueles que do outro lado do Oceano vão espreitando o blog, queria deixar aqui duas letras, uma do grupo Português Deolinda e outra do grande Chico Buarque, ambas tentam conciliar o inconciliável o fado com os ritmos brasileiros, resultado uma sátira onde fica patente uma tristeza nostálgica Portuguesa, face à alegria contagiante da música brasileira.
Como diria a Garçonete " No Brasil casa de fado não seria mole assim".

Eu sou brasileira e já arranho o Português
Cheguei vai para uma semana e já me viram com freguês
Tem feijão, fava, sardinhas, bacalhau, chouriço
assado
E vá ficando prá noitinha, que vai se cantar o fado
E vá ficando prá noitinha, que vai se cantar o fado

Aiiii e quando eu escutei cantar
Aquele chorinho delicado
Deu uma vontade de pegar
Alguém com quem dançar o fado
Moça, mas ninguém dança o fado?
Fica aqui quietinho a ouvir
Poxa mas no Brasil casa de fado
Não seria mole assim
No Brasil casa de fado
Não seria mole assim (+1)
Aiiiiiiiiiii

Eu sou brasileira e já me entendo com turistas
Please sit on another table, because this one is for
fadistas
Sou garçonete competente até aviso no palco
peço silêncio minha gente que vai se cantar o fado
peço silêncio minha gente que vai se cantar o fado

Aiiii e quando eu escutei cantar
Aquele chorinho delicado
Deu uma vontade de pegar
Alguém com quem dançar o fado
Moça, mas ninguém dança o fado?
Fica aqui quietinho a ouvir
POxa mas no Brasil casa de fado
Não seria mole assim
No Brasil casa de fado
Não seria mole assim

link para ouvir as músicas

http://vagalume.uol.com.br/deolinda/videos/garconete-da-casa-de-fado.html

Aqui está o link para a música Fado Tropical do Chico, acima de tudo uma Música feita por um Génio contra as Ditaduras que tomaram conta de ambos os Países durante décadas.

http://www.youtube.com/watch?v=LCi-3G-Y3oA

sábado, 13 de junho de 2009

Fim de Semana

Ontem à noite o treino foi durinho, bike e corrida com algum volume e intensidade.
Hoje vou treinar volume na Piscina e uma corrida de seguida só para descompressão e amanhã um treino looooooooooongo de estrada, que já tenho saudades de pedalar kms ao lado do Oceano.
No próximo fim de semana vai realizar-se o último Duatlo da época em Arraiolos, os percursos parecem-me bons com o ciclismo numa volta única de 20 kms e os segmentos de corrida um pouco mais longos que o habitual, vou tentar segurar uma posição nos 50 primeiros.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

OEIRAS 69º



Não deixa de ser uma posição engraçada a que fiquei em Oeiras, mas antes de ficarem com ideias perversas sobre posições em plena Praia da Torre, local onde se realizou o primeiro segmento do Triatlo de Oeiras, ouviram bem, Triatlo é disso que se trata e não de outro desporto radical, com o Kamasutra como livro de referência.
Aquilo que gostava de destacar nesta prova foi o facto de ter reduzido de forma significativa o tempo para os primeiros, já só foram 8 minutinhos, hehehe, o que é isso num sprint, uma eternidadeeeeeeeee. Mas como motivação é algo que não falta por estas bandas prefiro ver a coisa de outra maneira, recuperei 4 min, ao primeiro em 4 dias de Peniche para Oeiras. Como alguém disse o mais dificil está feito.
No segmento de natação perdi tempo em relação a Peniche o que aconteceu a todos os atletas, existia uma corrente forte que dificultava a progressão, e nesta prova, uma boa saida da água era a garantia de um bom resultado, o circuito era propenso à formação de grandes grupos que rolavam a médias de quase 40 kms/h, sair de um grupo era Harakiri. Apesar de rolar bem o entendimento no Grupo não era perfeito e na falta de um Professor Cabrita para puxar lá fomos até à transição,aí posicionei-me na dianteira do grupo para sair na frente, mas quando cheguei ao parque fiquei à nora não conseguia descobrir o cesto com as minhas sapatilhas, percebi depois que tinha colocado fato por cima, resultado 30 seg. de atraso.
A corrida correu bem, notou-se e de que maneira a diferença nas sapatilhas (obrigado pelo conselho, Joel)consegui recuperar algumas das posições que tinha perdido na transição terminando com um tempo de 1h08m06s, na sempre mitica posição acima referenciada,um abraço para todos e bons treinos.
Acreditem, o moço vai lá, não sei quando, mas vai

domingo, 7 de junho de 2009

Quero o meu dinheiro de volta

Hoje, dia de eleições europeias, surgiu-me uma música na cabeça.
O mais engraçado é que não é sequer um tema recente, o Jorge Palma cantou esta música pela primeira vez em 1979, acho incrível como se mantém actual.
Como cliente do serviço da democracia que se sustenta com base nos impostos de todos nós, cada vez mais me apetece gritar, quero o meu dinheiro de volta.
Só fico triste pelo povo Português uma vez mais ficar em casa em casa e não ir votar massivamente em branco, desta forma o sistema perpetua-se, através dos poucos que votam nos partidos do sistema, na sua maioria, dependentes deste mesmo sistema decadente e corrupto, onde o compadrio e o tráfico de influências está à vista de todos.

Ainda bem que ainda existem algumas vozes que se vão levantando, obrigado Jorge Palma

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

Diz-se agora muito por aí
Que a gente vive em liberdade
Pois vamos lá abrir o jogo
Anda cá tu dizer-nos o que vês quando estás bem acordado
Huuum, és logo posto de lado
Isto é se não fores comprado
Aaaaah, mas que raio de fardo

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

Vejam aqueles velhos no jardim
Aquilo é que é ter pouca sorte
O que é que eles vão fazer à vida
A casa onde eles sempre viveram
Teve que ser demolida
Aaaaah, mas que partida
E a reforma auferida
É que não lhes chega para a comida

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

Vejam as mãos daquele sacerdote
Bem erguidas para o céu
Diz que Deus olha pela gente
Mas basta um pouco de atenção
Para ver que interesses que ele defende
Eeeeh, o que ele pretende
É dar um ar inocente
Aqueles com quem ele se entende

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

Campeonato Nacional de Grupo de Idades Peniche


O balanço é positivo 8º lugar no escalão 35-39 (escalão que tinha o maior nº de atletas) , apesar de ainda não saber os parciais dos vários segmentos, senti que fiz uma natação boa para o meu nivel actual, um ciclismo forte onde tive a sorte de entrar num bom grupo com o Carlos Cabrita vindo de trás a partir da segunda volta a impor um ritmo muito forte, na corrida fiquei aquém do que posso fazer actualmente, tempo final 1h11m10s.
Na geral penso que fiz 55ºlugar.
Quarta-Feira há mais em Oeiras.

sábado, 6 de junho de 2009

Uma não noticia


Este artigo é na minha opinião um bom exemplo de mau jornalismo.
O titulo da noticia "Triatlo pode matar", dá uma ideia completamente errada do verdadeiro espirito do Triatlo.
A nossa Federação e alguns clubes têm efectuado um trabalho excelente sob o lema "Triatlo para todos", apostando no Triatlo escolar e na formação, desmistificando a ideia errada de que a prática de Triatlo só está ao alcance de Super Homens e Super Mulheres.
A pergunta que eu faço é qual o nº de vitimas de acidentes no trabalho, qual o nº de vitimas de acidentes de viação, ou mesmo quando comparado com o nº de vitimas de praticantes de outras modalidades o nº de mortes no Triatlo é substancialmente mais baixo.
Resta-me dizer, experimentem a magia do Triatlo.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Antes e Depois



Recentemente fui a uma Consulta de Medicina no Trabalho e fiquei surpreendido com o "milagre" que a actividade desportiva pode fazer a uma pessoa.
Há quatro anos pesava 96 kg, tinha um pulso em descanso de 74 bpm e a tensão arterial máx. 15 e min. 9,5.
Passados dois anos o peso estava nos 84 kg, o pulso a 65 bpm e a tensão máx. 13,5 e min. 9.
Agora peso 74 kg, o pulso a 52 bpm e a tensão máx. 13 e min. 8,5.
O mais engraçado é que agora perguntam-me se estou doente porque estou magro, na altura em que andava gordo e anafado, ninguém me perguntava pela saúde.
A prática desportiva diária é de facto o melhor remédio para a nossa saúde e bem estar quer fisico quer psicológico.
Como uma imagem vale mais que mil palavras , irei postar 2 fotos uma quando tinha mais de 90 kg, quase no inicio da minha prática desportiva ( a primeira Maratona de BTT em que participei) e uma actual no último Triatlo que participei no Funchal.