domingo, 29 de novembro de 2009

BTT ou Estrada


Nos últimos tempos a bike de btt tem estado encostada, tenho previligiado as longas tiradas em estrada para meter kms nas pernas, no entanto este fim de semana tirei a desforra e sem dúvida que o BTT tem uma magia especial, julgo ser essa a razão para tanta gente praticar BTT. A sensação de liberdade de pudermos descobrir um trilho, sem saber muito bem o que nos espera, subir até ao alto de uma Montanha onde temos de aliar a técnica à força para o pé não ir ao chão, ou descer um single no meio da Serra são sensações únicas que só os amantes do BTT, conseguem descobrir.
O ir à aventura, a descoberta de locais recônditos com paisagens fantásticas esse é o espirito da Bicicleta de Montanha e sem dúvida que é algo que nunca se esquece.
Se tiverem oportunidade de ir à descoberta do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros numa bicicleta de BTT, não hesitem pois vai revelar-se uma experiência única, se precisarem de guia podem dar uma apitadela, pois terei todo o gosto em partilhar convosco alguns trilhos e paisagens magnificas.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

TROIA-SAGRES


No próximo dia 12 de Dezembro irei fazer o maior nº de Kilometros seguidos numa única etapa 204 kms, o objectivo é chegar antes do anoitecer a Sagres, para isso o tempo total não deve ultrapassar as 8 horas, já com as várias paragens para abastecimento e "libertação de liquidos e sólidos" .
Para mim vai ser essencialmente um dia para conviver com os amigos e meter uns kms valentes nas pernas, mas não nos podemos descuidar com as horas, caso contrário temos que levar luzes.
Um aspecto importante nestas longas tiradas é a hidratação e a alimentação pois faz toda a diferença, nunca esquecer a regra de ouro " beber antes de ter sede e comer antes de ter fome",a este nivel atendendo ao cariz "cicloturístico" com que irei encarar o evento já fui combinando que não vou comer nem barras nem geis,o carro de apoio vai levar fruta e uns franguitos assados ou entrecosto com um belo pão caseiro. Já me estou a imaginar a pedalar e a comer uma asita de frango, para me ajudar a voar.
O desafio mais parecido que tive com este foi o Serpa 160 , a única Ultramaratona que se realiza em Portugal com um percurso de 160 kms de puro BTT, em pleno Alentejo, foi uma experiência única onde contactei com o Alentejo profundo e houve paisagens que ficaram para sempre gravadas na minha memória.

domingo, 15 de novembro de 2009

Meia Maratona da Nazaré

Apesar de não ter preparado esta prova o objectivo era correr a 4 min./km.
Até aos 15 kms o objectivo traçado foi seguido à risca passei com 1.00.04, depois foi vê-los passar, demorei 27 min. para fazer os restantes 6 kms, terminando com mais 3 min. que o objectivo traçado, mas foi uma excelente experiência, nunca tinha corrido com tanta gente.
Vamos continuar a treinar rumo à época de 2010, tenho alguns objectivos estabelecidos para a longa distância e provavelmente irei fazer a minha estreia na distância mítica 3,8 km natação 180 kms ciclismo 42 kms corrida,se tudo correr como previsto 15 de Agosto em Copenhaga faço o meu primeiro Iron Man.
Como alguém já disse o que custa mais não é fazer um Iron Man, mas sim preparar-se para ele são meses de Treino em que se tem de meter muito volume, vou ter de aumentar as horas do dia pois 24 horas podem não ser suficientes : ).
O próximo desafio está marcado para 12 de Dezembro 204 kms a pedalar de Troia até Sagres.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta Feira , 13


Qual a origem da superstição ?
São várias as possibilidades, aqui vão algumas interessantes ...

No livro mais conhecido de Dan Brown ele afirma que a superstição teve origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo Rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados sendo mais tarde, executados por heresia.
Mas existem outras explicações que remontam a tempos ainda mais longinquos, outra possibilidade para esta crença está no facto de Jesus Cristo provavelmente ter sido morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no Calendário Hebraico.
Mas a mitologia Nórdica também avança com algumas posiibilidades, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.
Uma outra hipótese, conta a lenda que a Deusa do amor e da beleza Friga quando as Tribos Nórdicas e Alemãs se converteram ao cristianismo,foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o Demónio, os 13 ficavam a rogar pragas aos humanos, da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
É caso para dizer que hipóteses e possibilidades não faltam.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TÔ BOM


Não há nada como começar um dia com energia positiva e existem músicas assim
uma homenagem a dois grandes da música Portuguesa, Sérgio Godinho e Luis Varatojo

Eu posso ter maldades
mas sei que não sou maldoso
eu posso ter vaidades
mas sei que não sou vaidoso
eu só não gosto é que
me dêem o dito por não dito
...

Toda a gente assobia
para o lado que convém
fiquei com orelhas moucas
e cabeça num vai-vem
enquanto eu fui e vim
alguém dormiu nos meus lençois
alguém me anda a fazer
mas é a cama pois, pois
...

fizeram-me ir provar
o mel doce das abelhas
e enquanto elas ferravam
examinavam as borbulhas
saí dali de rastos
com um trocado na algibeira
...

e a canção
chega então
ao optimista refrão
meu bombom
azedou
mas tou bom, tou bom
tou bom, tou bom


Para quem quiser a letra toda e ouvir a música, está à distância de um click no Titulo deste Post.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ainda sobre motivação


A vida de um Campeão não é fácil, ser o melhor do Mundo em alguma coisa exige para além de uma genética excelente ter a força de vontade e a motivação para se focalizar num objectivo.
Manter este patamar ao longo dos anos ainda é mais difícil, pois deixa de haver vida própria e vive-se para uma modalidade, mas eu não conheço outra forma senão esta, obstinada (pouco salutar é verdade), de se conseguir estar sempre no topo.
Deixo aqui o testemunho de alguém que fez mais pelo Triatlo em Portugal que alguma vez alguém fará.
Destaco uma frase "Já tinha passado muitos anos de alta competição, já tinha ganho muitas Taças do Mundo, tinha muitas vitórias e, talvez por tudo isso, a motivação diminuiu. À mesma aplicação nos treinos, à mesma concentração nos estágios não correspondiam iguais resultados."
http://dn.sapo.pt/desporto/outrasmodalidades/interior.aspx?content_id=1412043
Oxalá a motivação regresse pois o Triatlo precisa de ti.
Força Vanessa

domingo, 8 de novembro de 2009

Calendário até ao final do ano




Com o final da época de Triatlo, os treinos assumem o papel principal, como em tudo na vida o segredo está nas bases. Neste caso uma pré-época bem feita irá permitir estar preparado para quando for necessário aumentar a intensidade.
No entanto ainda tenho alguns desafios até ao final do ano. O primeiro é já no próximo fim de semana, a Mãe das Meias Maratonas em Portugal, irei participar na Festa que é a Meia da Nazaré.
Depois em Dezembro novo desafio com o Troia-Sagres, dando continuidade a uma ideia maluca do António Malvar já com duas décadas, são centenas de bicicletas a rumar ao Sul do País até Sagres,são mais de 200 kms na companhia dos colegas do pedal. Por fim a participação numa São Silvestre para terminar o ano em beleza, este ano a escolha foi a São Silvestre de Lisboa uma prova recente mas com uma envolvência única que quero disfrutar na companhia da Familia.

sábado, 7 de novembro de 2009

Porque razão não vivemos num Mundo melhor

A razão é simples e pode ser resumida numa palavra "motivação".
Qualquer um de nós já passou por fases em que era capaz de tudo, empurrar o Mundo sozinho caso fosse necessário, nessas alturas superamos os nossos objectivos e tudo parece fácil pois tudo corre bem.
No entanto existem alturas em que deixamos de acreditar ficamos desiludidos e então aquilo que anteriormente surgia naturalmente agora custa muito, parece que tudo é tirado a ferros e mesmo esforçando-nos ao máximo não conseguimos atingir as metas a que nos propomos.
Aquilo que anteriormente era um prazer transforma-se em obrigação, perdemos a alegria que nos dá força e a felicidade que anteriormente sentiamos é substituida por algo rotineiro e entediante.
Estou certo que todos ao longo da vida passam por este ciclo e por alguma razão se diz que os verdadeiros Campeões são aqueles que conseguem dar a volta por cima.
Agora imaginem que conseguíamos manter a nossa motivação sempre em niveis elevados. Um principio era o espaço que actualmente é ocupado por dirigentes politicos e gestores públicos cuja única motivação é o enriquecimento pessoal ser ocupado por alguém capaz, com valores e motivado em melhorar a vida dos seus concidadãos que conseguisse mobilizar cada um de nós a dar o que tem de melhor em prol do bem estar comum.
Quando Obama foi eleito Presidente dos EUA, foi um pouco este sentimento que atravessou os cidadãos do Mundo, mas rapidamente se percebeu que nem o Presidente do mais poderosos País do Mundo consegue mudar este status quo, em que impera a lei do mais forte, mesmo sem escrúpulos e onde se sacrifica o bem estar comum pelo benefício pessoal.
Resultado cada um de nós se esconde atrás de pequenos objectivos pessoais e deixa que o espaço de quem decide o nosso destino colectivo seja ocupado por incapazes que se regem por uma lógica de poder em troca de favores, isto passa-se à frente dos olhos de todos.
O próximo passo é a legalização do Lobbie que pelos vistos é uma coisa natural, ou seja vamos legalizar os favores as pressões e tudo aquilo que nos arrasta para este Mundo maravilhoso em que vivemos.
Nestes momentos resta-me pensar como o pequeno Colibri, diante de um enorme incêndio, posso não conseguir apagar o incêndio sozinho mas pelo menos darei o meu pequeno contributo.
Agora tal como noutros tempos penso que existe uma maioria silenciosa à espera da oportunidade para mostrar que não é este o Mundo com o qual sonhou.

domingo, 1 de novembro de 2009

Rolando até à Foz


Estamos numa fase em que interessa rolar, é altura de meter kilometros nas pernas, para já os treinos de intensidade foram guardados no Baú, tenho treinado os 3 segmentos e esta é a altura de fazer o trabalho de base para quando surgirem os treinos em que se tem de ir ao máximo o corpo conseguir responder de forma positiva.
Este Domingo fui com o Carlos e o Mário até à Foz, 120 kms sempre com uma chuva miudinha que insistiu em fazer-nos companhia, aproveitei para fazer o reconhecimento do percurso da minha próxima prova a Meia Maratona da Nazaré, uma das provas com maior tradição no atletismo Nacional.