segunda-feira, 21 de junho de 2010

CONTA-ME COMO FOI

Este fim de semana rumei ao Alentejo, "Além Tejo da minha alma, tão longe me vais ficando", uma prova "mitica" para os Dinossauros da modalidade que a vêem com saudade e nostalgia, eu fui um observador atento e fiquei "saciado" com a experiência, parece que tudo começou há muitos anos atrás quando ainda se corria com top e slip gitanes, na altura em que eu estava ali ao lado em Évora a praticar um "desporto" mais condimentado à base de petiscos, tintol e guitarradas que me levou quase aos 3 digitos de peso, de facto justifica-se, que quem me conheceu na altura me diga agora, que pareço uma "bailarina anoréxica".
Vamos a factos, no próximo fim de semana vou ter um grande desafio o Campeonato da Europa de Longa distância de age-groups, esperam-me 4 kms de natação, 120 kms de ciclismo e 30 kms de corrida, serão seguramente mais de 7 horas a competir e espero no final ter o gosto de dizer " está feito". Este triatlo de Vila Viçosa servia para testar sensações e participar numa festa, que começou logo no Sábado com o Campeonato Nacional de Duatlo uma estafeta por equipas onde testávamos os limites do batimento cardíaco durante vinte e muitos minutos, foi de tal forma que o borrego que comi ao almoço começou aos pulos e só não saltou "cá pra fora" por milagre.
Aproveito para avisar todos os triatletas que a entrada no parque de transição obedece actualmente a um "dress code", sendo que os "porteiros" estão mais rigorosos que as porteiras do Frágil, portanto no caso de não serem "figuras públicas", poderão ver vedado o acesso ao parque de transição caso não levem a vossa "licra" vestida, acho absurdo este comportamento. Não se justifica que numa prova onde temos de dar entrada no parque de transição 3 horas antes do inicio, não baste levar dorsal, capacete, bicicleta e chip, por acaso até levava fato de treino, t-shirt e sapatilhas, mas os "porteiros" foram perentórios sem "licra" fica à porta, se faz favor expliquem a estes Srs. que existe uma coisa que se chama bom senso e já agora expliquem também que disciplina é diferente de autoritarismo.
Entretanto ainda tivemos direito a uns merengues e semba no cine teatro para adormecer a criançada. Domingo soou cedo o despertar, preparar as coisas e rumar de autocarro para a Barragem de Luceficit onde estava montado um arraial popular com luzes, decoração à maneira e um porco a assar no espeto, ainda pensei em ficar por ali a ajudar os assadores a beber umas  minis, mas acabei por ser o primeiro a ir provar a água, como a temperatura até estava agradável, achei que a decisão mais sensata era mesmo andar a puxar durante duas horas e tal pelo corpinho.
Com a pontualidade já habitual, às 10.00 soa a buzina e aí vão cento e tal mamiferos direitos a uma boia amarela lá loooooonge, o segmento foi feito sem fato e fui na companhia de alguns ilustres especimes do Jurásico superior, sai da água na azáfama habitual, pelo canto do olho vislumbro os "assadores" do porco, um último pensamento, fico, não fico, lá segui rumo a Vila Viçosa, depois da má disposição com o Borrego do dia anterior, desta vez ia enjoando com tanto sobe e desce, quem disse que o Alentejo é plano, no final do segmento um troço do "Paris- Roubaix", na passagem por Bencatel, com o povo na rua a aplaudir os atletas, é bonito e sabe bem para quem vai ali a dar ao pedal.
Chegada a Vila Viçosa e estava na hora do peddy- paper, com passagem obrigatória quatro vezes pelo Castelo e todas as ruelas da Vila para se ficar a saber o nome das mesmas e garantirmos que nos ficavam na memória até ao próximo ano, no final a meta e um almoço convivio, com todos já  instalados numa bela sombra, que os termómetros já passavam dos 30º.
Conclusão,  isto é um Triatlo, meus amigos, e para quem gosta é do melhor para manter a boa disposição.
No próximo Sábado há mais, em doses cavalares e com sotaque Espanhol, depois conto como foi...

terça-feira, 15 de junho de 2010

I FEEL GOOD


Faltam precisamente 2 meses para o grande objectivo desportivo do ano,o IronMan, a 15 de Agosto os Vikings esperam por mim, mas já falta bem menos para o Campeonato da Europa de Longa Distância em Vitoria, vamos ver como se porta o corpo, entretanto vou fazer o aquecimento a Vila Viçosa, neste momento só posso fazer o seguinte comentário " I feel good, so good ...".

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cansado, nem por isso !


Depois de passada a fase do "Estás doente ?"
Associada à perda de peso, agora a pergunta mais normal passou para "Tu, nunca te cansas?"
Quem treina com um objectivo bem definido, não se cansa, fica preocupado é quando não está cansado.
Digamos que o corpo habitua-se ao ritmo, já falta pouco para o ensaio geral , já foram muitas as horas de treino desde que o ano começou e os kilometros não enganam 178 kms nadados , 3310 kms pedalados e 892 kms corridos, quase dava para chegar a Moscovo, como o objectivo do ano passa só por Copenhaga, estou descansado : )

terça-feira, 8 de junho de 2010

UTOPIA

infelizmente cada vez se vêm mais e tornam mais dificil o sonho

Cidade
Sem muros nem ameias
Gente igual por dentro
gente igual por fora
Onde a folha da palma
afaga a cantaria
Cidade do homem
Nao do lobo mas irmao
Capital da alegria
Braço que dormes
nos braços do rio
Toma o fruto da terra
E teu a ti o deves
lança o teu
desafio

Homem que olhas nos olhos
que nao negas
o sorriso a palavra forte e justa
Homem para quem
o nada disto custa
Será que existe
lá para os lados do oriente
Este rio este rumo esta gaivota
Que outro fumo deverei seguir
na minha rota?

domingo, 6 de junho de 2010

Campeonato Nacional de Triatlo Age Groups 2010

                                    

Os meus Parabéns para os novos Campeões de Triatlo no ano de 2010 que se estendem a todos os atletas e público que fizeram a bonita festa de Triatlo no passado Sábado em Peniche.
Queria ainda prestar a minha homenagem à brilhante prestação dos nossos elites em Madrid com especial destaque para o João Silva e a Vanessa Fernandes.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

TRIATLO NA TV

a minha aposta no futuro

Vamos ter um fim de semana com uma grande divulgação da modalidade na TV.
Num País em que só o que se passa na TV parece existir, tal o nivel de audiências que este veiculo de informação tem em relação a todos os outros, a aposta para a divulgação da modalidade tem passado por estar presente de forma assídua na TV criando no grande público o gosto por uma modalidade espectacular que assenta essencialmente no esforço individual.
Sábado a partir das 12h10m, basta ligar a RTP2 e pode acompanhar em directo as nossas atletas Maria Areosa e Vanessa Fernandes na 3ª Etapa do Campeonato do Mundo que se realiza em Madrid.
Domingo a partir das 15.00 h (diferido) pode vêr o João Pereira, João Silva, Bruno Pais e Duarte Marques em acção junto dos melhores Triatletas Mundiais, para acompanhar a prova em directo pode utilizar a net http://www.triathlon.org/ , a partir das 12.00 h.
Se quiser tomar contacto com o Triatlo ao vivo vá a Peniche no Sábado à tarde e veja o que é a festa do Triatlo com a participação de atletas de todas as idades.