domingo, 29 de agosto de 2010

O FIM DE UM CICLO

Hoje o Triatlo Português obteve mais um titulo, João Silva sagrou-se Campeão Europeu de Sub 23, a última década foi brilhante para o Triatlo em Portugal, com o impulso dado pelo Fenómeno Vanessa Fernandes e uma forte aposta na formação centrada no Centro de alto rendimento os resultados obtidos nos últimos anos têm sido brilhantes, pondo Portugal a ombrear com as grandes Potências do Triatlo Mundial.
Ao nivel masculino é quase certo que seremos um dos poucos Países com 3 atletas nos Jogos Olímpicos a nível Feminino ainda estamos um patamar abaixo mas são várias as promessas para um futuro bem próximo.
Também ao nível da massificação da modalidade a Federação tem feito um excelente trabalho, tendo ano após ano aumentado o nº de atletas Federados com base numa estratégia de diversificação captando assim cada vez mais praticantes para o Triatlo.
O ano passado saiu do quadro técnico da Federação um dos seus principais elementos , António Jourdan que continuou a desenvolver um trabalho em prol da modalidade nos Águias de Alpiarça este ano será o Sergio Santos  que já anunciou a saída da Federação no final da época, esta dupla esteve na base do caminho trilhado pelo Triatlo Português na última década e na minha opinião fez um trabalho excelente.
Agora um novo ciclo se abre, estando certo que os nossos dirigentes federativos irão encontrar os técnicos certos para começar um novo ciclo.
Amanhã ainda podemos ter mais algumas alegrias directamente de Gaia.
Parabéns aos Atletas , Técnicos e Dirigentes  que têm representado de forma brilhante o nosso País.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

E AGORA ?

Para além das felicitações que tenho recebido existe uma pergunta que muitas pessoas me fazem, e agora? Do género qual é o desafio que se segue?
Confesso que neste momento não tenho nada ainda em mente a não ser retomar os treinos, isto de dar umas braçadas no mar e fazer umas corridas na praia sabe muito bem, mas para quem está habituado à rotina dos treinos, parece que está a fazer falta acelerar os motores.
Até ao final da época ainda conto fazer dois Olimpicos e ajudar o Peniche AC a conquistar um lugar de destaque na recém criada Taça Porterra.
Depois vem o defeso onde quero fazer muitos kms tanto a correr como de bicicleta, para já penso em 2011 como um ano de consolidação aproveitando a muita e variada oferta de provas do Calendário Nacional, no entanto não fecho as portas a um novo desafio de TRIturismo, aceitam-se sugestões.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A MARATONA

A maratona é sem dúvida o maior desafio que se coloca a quem pretende vencer a distância IronMan, começo por dizer que nunca tinha feito nenhuma, tal como nunca tinha feito uma meia-maratona até ao ano passado quando fiz o Half de Lisboa, e à 2 anos atrás correr mais de 15 minutos era algo impensável, primeiro porque me doiam os joelhos e segundo porque rapidamente ficava ofegante.
Por isso acreditem que todos vocês se colocarem esse desafio a vós próprios irão terminar uma Maratona e o mesmo é verdade para um IronMan, como dizia um grande Campeão basta um "gajo" ser teimoso, não desistir à primeira dificuldade e respeitar as suas limitações, depois mais depressa ou mais devagar estou certo que atingem o objectivo traçado.
Retomando o post anterior cheguei ao Parque de Transição ainda com força e a sentir que iria conseguir correr fiz a transição nas calmas e comecei a correr com uma multidão de gente a aplaudir e ao fim de alguns minutos um apoio especial da familia, mais um pouco e colocavam-me a primeira pulseira, só faltavam 2, a corrida ia certinha e estava preocupado em continuar a comer nos abastecimentos, gel, bananas, bebida energética e água, ao contrário do que aconteceu no ciclismo agora era eu que ia passando por pessoal, uns mais empenados que outros, a primeira volta decorreu sem qualquer problema, entrada na segunda volta e o pensamento "so far , so good", depois lá pelo km 15 uma dor de barriga intensa abrandei um pouco fui respirando fundo e ao fim de uns minutos senti-me melhor, continuava a correr sem nunca esquecer de me ir alimentando, entretanto já tinha duas pulseiras os kms iam passando e cada vez faltava menos, já perto do final da segunda volta o Caldeirão passa por mim, trocamos algumas palavras e ele segue para a meta e para uma excelente marca, eu ia entrar na minha última volta, continuava a correr, mas agora as "flatulências" tinham tomado conta de mim, já só conseguia beber lá pelo km 35 ainda tentei comer um pedaço de banana, mas senti vómitos e então decidi ir a toque de coca-cola até ao final.
Apesar de estar a custar um pouco pensava que estava quase faltam 4, 3 , entrada nos últimos dois kms pergunto as horas (como vos disse não levava relógio, tinha decidido ir ao ritmo das sensações) e estava com dez horas e meia de prova, saboreei o momento, a meta estava logo ali, os meus filhotes vieram ter comigo e cortámos juntos a meta, estava concretizado um sonho.
Depois foi uma última corrida até ao WC, porque já não aguentava mais tanta "FLATULÊNCIA", mais aliviado fui às massagens comi qualquer coisa e usufrui daqueles momentos mágicos perto dos meus "mais que tudo" .
Para terminar fica aqui o agradecimento a alguém que no último ano me ajudou a planear o treino, a evoluir e aprender imenso, sem a sua ajuda, estou certo que este sonho teria sido muito mais dificil de realizar.
Obrigado por tudo Happyman.

Em breve colocarei as fotos

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TERMINAR O DESAFIO

Peço desculpa pela perguiça que se instalou nos últimos tempos, mas o nosso corpo é mesmo assim se queremos estar durante longos periodos a treinar duro sem lesões e sempre em progressão depois temos de dar-lhe o biscoito de uns dias de descanso um "dolcissimo non faire niente" e para isso nada melhor que a Ilha da Armona que já me conhece à 36 anos sem nunca nos cansarmos um ao outro.
Retomando Copenhaga, daquilo que me lembro a temperatura estava bastante mais baixa e uma chuvinha molha parvos acompanhou-me nos primeiros kms de bicicleta, o percurso inicial ainda dentro de Copenhaga era algo sinuoso e segui num ritmo bastante confortável, era só vê-los passar, o percurso faz-se em duas voltas após a saida de Copenhaga seguimos ao lado do mar numa primeira parte praticamente sem curvas muito rolante com um ou outro topo no regresso o percurso torna-se mais sinuoso e com um ligeiro sobe e desce praticamente constante, ia eu a disfrutar da voltinha Domingueira quando me apeteceu algo mais consistente que os geis e barras que vinha a comer desde o inicio da prova, para dar alguma emoção à coisa decidi tirar as mãos do guiador para comer uma sandocha de Panrico com Atum ( batizada por Panrico pelos meus companheiros de jornada), resultado uma queda algo aparatosa e um valente susto para além de algumas escoriações quando vou para arrancar de novo a roda da frente estava presa, o primeiro pensamento foi empenei a jante e acabei aqui a prova, depois vi que era o boyon que tinha saltado , bastou retirar algum ar, recolocá-lo e seguir com algum cuidado até ao abastecimento seguinte para voltar a recolocar a pressão correcta no pneu. Até ao final do segmento não houve mais suspresas e consegui chegar ao Parque de Transição com força para correr.
Estou a ficar sem bateria, a Maratona fica para o próximo post.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O CONCRETIZAR DO SONHO IRONMAN

Amigos conseguimos, sem dúvida o vosso apoio foi decisivo para concretizar este sonho.
A vida de um Triatleta amador nem sempre é fácil, é feita de compromissos, flexibilidade nos treinos e muita ginástica para conseguir esticar sempre mais o tempo, mas no fim quando vimos o sonho realizado, sem dúvida que vale a pena e repetíamos tudo de novo sem pestanejar, o que espero que venha a acontecer.
Este era o grande objectivo da época mas não o único, confesso que treinar só para fazer um IronMan, durante meses, sem competir a restante temporada é algo que não penso fazer, estou certo que me iria preparar melhor fisicamente mas psicologicamente iria chegar ao Dia D e sentir uma pressão enorme pois todo o trabalho feito iria depender da sorte de um dia.
Assim esta Prova foi encarada como parte de um pacote Turistico que incluia uma semana de férias para toda a família em Copenhaga, trabalhei até à véspera da viagem e deixei a preparação das coisas para o último dia como é meu timbre ( também confesso que há pouco para preparar é mais ou menos o mesmo que um sprint, só aumenta mesmo é a quantidade de barras e de geis, mas também aí levei alguns e depois consumi os que ia recebendo nos abastecimentos).
Feita a viagem de avião  com o meu filho mais novo feito Papagaio a perguntar tudo e mais alguma coisa num tom de voz "fininho como o do Pai" num Avião repleto de silêncio foi sem dúvida uma experiência hilariante, ao menos no voo de regresso viemos com a claque do Brondby, que vai defrontar o Sporting e o rapaz já passava mais despercebido.
Chegados a Copenhaga uma chuva miudinha dava-nos as boas vindas e lá seguimos até ao Apartamento numa zona residencial nova com uma Arquitectura espectacular e zonas verdes envolventes onde de facto deve ser muito agradável morar.
Sexta-Feira tinha encontro marcado com o David e o Alexandre logo de madrugada no local onde se iria realizar a natação enganei-me nas horas e às 6.30 já estava a correr  lá pelas 8.00 experimentámos a água o resto do dia foi passado no Tivoli (Parque de diversões espectacular no Centro de Copenhaga), Pasta Party com muitos dos craques presentes num ambiente muito engraçado e regresso ao Tivoli, para mais umas voltas na Montanha Russa e restantes diversões, regresso a casa na hora da Cinderela com os garotos às costas já a dormir ( era o último treino especifico do dia), Sábado acordamos com um dia de Inverno muita chuva grandes rajadas de vento, a colocação das bikes e restante material no Parque de transição só faziam lembrar o Duatlo de Arronches (andava tudo pelo ar), confesso que pensei que a coisa podia tornar-se complicada 180 kms de chuva e vento não era um cenário muito aprazivel.
Deitei-me com as galinhas e às 4h30m já estava acordado fiz a viagem para a partida de metro repleto de outros atletas, o tempo tinha melhorado estava pouco vento apesar de uma chuva fininha persistente ( para ajudar na hidratação). Chegado ao Parque de Transição a bike estava operacional apesar da tempestade da véspera e respirava-se um ambiente fantástico com todos aqueles atletas e público o cerimonial usual, vestir o fato dar umas braçadas e coloquei-me mais resguardado que o habitual na partida estava prestes a começar um longo dia que esperava acabar com um enorme sorriso nos lábios. A natação decorreu numa zona fantástica com o fundo cheio de conchas e algumas algas onde dava vontade de mergulhar para ver se apanhava algum polvito para o jantar, passávamos por algumas pontes onde existia público a dar um incentivo e quando dei por mim estava a sair da água, não levei relógio ( o tempo não era a minha preocupação, afinal tinha tirado o dia para aquilo era tempo de saborear sem pressas aquela experiência), mas pela quantidade de sacos antes da tenda de transição e pelo pessoal que fui passando, percebi que tinha feito um bom segmento.
Agora que está feito o relato até ao fim do aquecimento vou ter de fazer uma pausa, ando aqui às voltas com um dedo inflamado à conta de um "bolicao", regresso em breve para terminar o relato ...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OBRIGADO
















Quero agradecer a todos os vossos comentários, quero agradecer a possibilidade que a vida me tem dado para ser feliz.
A vida tem-me dado a possibilidade de conhecer muitas pessoas e é  uma alegria enorme poder partilhar com todos os retalhos desta viagem comum.
Ao longo do dia foram muitos os que telefonaram a dar uma força e a mostrar que estavam comigo neste desafio e para o final do dia reservaram uma surpresa de facto espectacular.
Os meus Amigos da GENESSE  encheram o meu carro com cartazes de apoio e incentivo, vocês são os maiores e quando eu cortar a meta em Copenhaga podem ter a certeza que essa vitória também será vossa.
Acreditem vale sempre a pena sonhar, aquilo que à pouco tempo era uma utopia, vai ser transformado em realidade no Próximo Domingo.
E porque existe sempre uma música para ilustrar um estado de espirito, a que me vem à cabeça neste momento é "Eu penso positivo porque eu estou vivo ..."
Para todos os que quiserem e poderem acompanhar a prova no proximo Domingo, podem fazê-lo através deste link http://www.challengecopenhagen.com/en/component/content/article/2/308-for-spectators

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MODO POUPANÇA DE ENERGIA

Pois é esta semana estou com o led vermelho acesso e só ligo a máquina por breves instantes, não vá ela habituar-se mal e no Domingo não querer trabalhar.
O corpo vai continuar a dizer que preciso de mexer-me, actualmente é uma necessidade fisiológica mas vou deixar que a mente faça o seu trabalho de poupança de energia e desligar, só preciso de ter cuidado com o que como, caso contrário Domingo tenho que nadar sem fato e a água é capaz de não estar assim muito agradável.