sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

DESAFIO PARA 2011

abelha ou mosca
Então cá vai mais uma mensagem do E.T :-).
Nos dias que correm desejar um Feliz 2011, pode tornar-se irónico, mesmo para os mais desatentos o "lodo" em que se encontra mergulhado o País causa algum desânimo, pessimismo, frustração e acima de tudo raiva por perceber que tinhamos tudo para ser diferentes.
Pois é meus amigos o meu espirito positivo não me esconde a realidade, no entanto perante a adversidade tento ser pragmático, não traindo a minha natureza e  e é aqui que entra o meu desafio para todos os que lerem esta mensagem.
É relativamente fácil a vida de uma abelha num belo jardim cheio de flores onde ir buscar o polén, no entanto estou certo, que mesmo no meio de um pântano a abelha vai arranjar forma de descobrir uma flor onde possa colher o néctar precioso e através dele não só criar alimento para si e para os outros, como também perpetuar a vida de outras espécies espalhando essa fonte de vida pelos quatro ventos.
Agora a vida das moscas está muito mais facilitada não é preciso procurar muito para encontrar onde se alimentar e contaminar tudo aquilo em que pousa, a única coisa que consegue criar são virus e bactérias, e desta forma perpetuar o ciclo de desespero.
Meus amigos fica o desafio ou entram na corrente vigente e fazem de mosca e perpetuam este ciclo negativo, ou dão-se ao trabalho de procurar uma flor, estando certo que não é tarefa fácil é a única que faz parte da minha natureza.

Despeço-me deste ano fazendo votos para que descubram a vossa natureza.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O MEU PRIMEIRO TRIATLO

Estava a rever umas fotos de albuns mais antigos e a reparar em como as pessoas mudam num curto espaço de tempo. Eis que dou de caras nas fotos do meu primeiro triatlo.
Tudo partiu do desafio do meu colega Raul e da minha vontade de experimentar esse desporto que na altura considerava quase sobre humano, reservado somente a super homens e mulheres que se chama Triatlo.
Acabei por me desiludir e apaixonar ao mesmo tempo :-). Afinal aquele desporto estava ao alcance de todos dos 8 aos 80 e veio alterar completamente a minha rotina diária, não minto nem exagero se disser que sou uma pessoa diferente desde que comecei a praticar Triatlo, descobri um novo estilo de vida onde o treino diário a alimentação e hábitos de vida mais saudáveis me deram um novo equilibrio emocional e passei a ver muitas coisas com outros olhos.
Mas vamos recuar até onde tudo começou, Abril  de 2008, ao fim de alguns anos de interregno ia disputar-se novamente um Triatlo em Alpiarça na Barragem dos Patudos e eu tinha decidido à cerca de um mês que queria experimentar essa "coisa" do Triatlo, praticava BTT ao fim de semana e já tinha feito umas Maratonas de BTT, fui para aí umas 5 vezes à piscina e consegui correr cerca de 20 minutos na passadeira, pensei está feito o Treino.
a Beatriz não aparece porque está a tirar a foto




no que me vim meter
  Assim foi, rumei a terras Ribatejanas com a familia para realizar o meu primeiro Triatlo, aquilo tudo era novidade para mim, deixar as sapatilhas no parque de transição arranjar um fato para ir nadar ( o fato da Tribord acho que atrapalhava mais que ajudava) .

este fato foi desenvolvido para me levar ao fundo da barragem
Quando cheguei à Barragem e vi até onde tinha de nadar confesso que achei uma violência, mas pensei para mim, se os outros conseguem tu também vais conseguir.
ena, tenho que nadar até lá ao fundo e voltar
Fui para dentro de água encostei-me a uma borda e ao som da buzina lá comecei a dar aos braços, digo bem dar aos braços porque acho que ao nivel da progressão praticamente não saia do mesmo lugar, fiz todo o percurso com a cabeça fora de água para tentar perceber o que se estava a passar ao meu lado (esqueçam lá isso da respiração, ali a única coisa que me interessava era sair vivo da água), e não é que ao fim de 15 m e 56 s , dei à costa são e salvo, ofegante e bastante hidratado :-),é certo, mas ainda inteiro.


isto faz-se melhor sentado
Agarrei na bicicleta e rumei à cidade de Santarém, foi a parte mais fácil depois lá me sentei no parque de transição para calçar as sapatilhas e levar o corpo até à meta, estava feito o primeiro dia do resto da minha vida.
quem é que disse que isto era só para super homens

SÃO SILVESTRE 2010

Pelo segundo ano consecutivo escolhi a S.Silvestre de Lisboa, como prova para aferir os excessos da Época Natalicia e o inicio titubeante dos treinos para a nova época. Este ano participou toda a familia, como diz o povo de pequenino é que se torce o pepino.
Os meus Parabéns para toda a pequenada que desde cedo começa a conhecer o prazer de correr na rua, e a valorizar a prática desportiva.
A corrida correu bem, principalmente os últimos 2 kms, que eram sempre a descer :-) , tirando isso fiquei com um andar novo (pernil de porco assado), é o que dá andar a transportar uns kilos a mais em cima das pernas.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O ESPIRITO DE NATAL

Numa altura, em que o espírito natalício “subjuga” o que temos de mau em nós, sentimo-nos mais altruístas e sensíveis aos problemas que nos rodeiam, parece que durante alguns dias no ano, lembramo-nos que o Mundo à nossa volta, não está tal e qual como o gostaríamos de ver pintado e tentamos dar o nosso pequeno contributo (mais que não seja desejando Boas Festas e um Feliz Natal). Era tão bom que estas palavras funcionassem como um “abre-te Sésamo” e nós pudéssemos vislumbrar à nossa volta menos fome, menos doença, menos mentira, menos hipocrisia e surgisse um maior respeito mútuo por todos os que partilham este espaço comum que se chama Terra. Todos queremos ser melhores enquanto Pessoas, Amigos, Filhos e Pais (aqui e agora) mas como em tudo na vida para existir mudança, não basta um passe de magia nem mesmo um belo discurso, a verdadeira mudança é feita de vontade, persistência e trabalho. São tão poucos os que realmente lutam durante toda a vida por um Mundo melhor… é para esses que vai a minha admiração e é neles que vou buscar inspiração e esperança, para continuar a acreditar que de facto é possível deixar o Mundo um pouco melhor do que quando cá cheguei.
Acreditem, é possível mudar e o caminho está dentro de nós, a vida é uma oportunidade, não um problema.
Espírito positivo e um sorriso nos lábios são os meus votos para todos vós.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

WIKILEAKS

fonte: Henricartoon
Tudo aquilo que veio a público nos últimos tempos, mostra o cinismo e a mentira sobre a qual assenta o nosso modelo de sociedade, mas o mais curioso de tudo, é quando alguém "mete a boca no trombone" e revela factos reais, levantar-se um coro de protestos, desculpas esfarrapadas e timidos desmentidos cheios de " rabos de palha".
Uma vez mais não se questionam os factos e o que eles encerram, mas sim a revelação dos mesmos que coloca em causa o "status quo" vigente.
Realmente vivemos numa falácia em que a culpa de tudo o que de mau acontece é do povo e é dever dos lideres iluminados manterem-nos calados e quietos.
Agora até a supostamente independente revista Time deu mais uma machadada na vontade colectiva, não respeitando a opinião dos seus leitores na eleição da personalidade do ano. 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FIM DE SEMANA REPLETO

Os últimos dias foram repletos de actividade entre um longo trote pela Serra tendo por companhia a natureza ainda virgem a viagem de bicicleta de Troia a Sagres e a confraternização com o pessoal do Triatlo deu para fazer um reset na rotina habitual.
Mas como nunca existe nada perfeito, só ficou a faltar a companhia da Familia e as horas de sono, vou tirar a desforra nos próximos dias.

domingo, 5 de dezembro de 2010

OH, PAI QUEM É O MAIS FORTE?

Digamos que esta pergunta e a discussão subsequente acaba por ser recorrente com o meu filhote.
Na sua opinião o mais forte é o Ben Ten e realmente depois de ver um episódio tenho que render-me às evidências o que podem as referências da Antiguidade como Hércules ou Sansão diante de um Ben Ten que não só esmaga os seus adversários como tem uma capacidade destrutiva parecida com a de uma Bomba Atómica, aquilo é pior que um eucalipto seca tudo à sua volta.
Depois de terminado o primeiro acto vem a segunda parte que é quando ele me diz, mas "- Mas, oh Pai o Ben Ten é a fingir, não é?". No fim de uma explicação seguida de forte contra argumentação, surge a pergunta "- Então a sério, quem é mais forte, és tu?", ao que se segue a minha resposta "-Não eu sou fraquito e tu?"
A conversa continua animada e serve para lhe ir explicando que nem sempre é o mais forte é que ganha e que existem outras coisas ainda mais importantes que a força.
Como diz o outro, de pequenino é que se torce o pepino e se existe um grande desafio na nossa vida, ele chama-se educar os nossos filhos.

CARUMA

Sempre gostei que as bandas nacionais apostassem em cantar em Português, felizmente nos últimos tempos têm sido muitas as bandas novas que têm conseguido arranjar um espaço próprio.
Hoje fui ver a Caruma e gostei muito.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DIA DA RESTAURAÇÃO

Trezentos e setenta anos passaram desde que mandámos de vez os Espanhois à fava e nos afirmámos enquanto Nação Independente.
Fica a pergunta, valeu a pena?
"Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor".
O desafio que vos faço é que cada um pense pela sua cabeça, por momentos se esqueça de todo o "lixo tóxico", com que somos contaminados diáriamente.
Não quero criticar a classe politica ou os orgãos de comunicação social, quero somente que cada um descubra a sua verdade, qual foi o caminho percorrido e quais as opções tomadas para estar aqui neste momento?
Esforçámo-nos e lutámos o suficiente ou tentámos encontrar resposta para os problemas nas costas largas dos outros.
Aproveitem este feriado para se libertarem do jugo das verdades imutáveis e dos factos consumados, talvez seja altura de mudar de vida, a culpa, essa é sempre da vontade e depende de cada um de nós.