domingo, 30 de janeiro de 2011

DUATLO DO JAMOR 2011




Mais uma corrida, mais uma viagem, fim de semana para ganhar coragem ...

assim diz a música e foi mesmo isso que se passou, uma grande festa num excelente ambiente e com o S.PEDRO a ajudar.

Sem dúvida que o Duatlo do Jamor só pode mesmo ser a primeira prova da época, fazem romaria os amantes do desporto, os craques do BTT, craques da corrida e muitos amantes da prática desportiva ao ar livre, foram muitos os que experimentaram o Duatlo pela primeira vez e estou certo que o bichinho de voltar a repetir a experiência terá ficado.

Este ano a prova foi muito competitiva e o segmento de BTT, ditou as diferenças no final, Miguel Arraiolos foi o vencedor surpresa e os Águias colocaram um ponto final na hegemonia do Olimpico de Oeiras, que já levava uns anos.

A época promete e o Peniche AC, entrou de mansinho com um 11º lugar, mas estou confiante que ainda temos algo a dizer nesta Taça Porterra, "a primeira é pós pardais", registo ainda para os dois podios da equipa, conseguidos pelo Joel e pelo Mário.

Fica encontro marcado nas Lezirias.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRIMEIRO POST REEDITADO

O nascimento deste Blog deu-se à cerca de 2 anos com a minha entrada no Triatlo, o relato do Duatlo do Jamor no ano de 2009 foi o meu primeiro Post neste espaço deixo-vos aqui a mensagem, com a certeza que o espirito e a motivação se mantêm em alta.
 
 
"Esta foi a minha primeira prova federado, no fim de velho o bichinho carregou-lhe com força !!!!
O que vale é que no Triatlo só passamos a Veteranos a partir dos 40, pelo que ainda tenho 4 anitos como senior.
Os Amigos de Peniche acolheram-me na sua equipa e tudo farei para não os desiludir.
Achei a prova excelente e tirando a queda de bike (as feridas já estão cicatrizadas), posso dizer que as coisas correram conforme planeado um primeiro segmento abaixo dos 20 min. recuperar o máximo de posições no BTT e fazer um último segmento de atletismo a aguentar, chegando nos 100 primeiros.
A posição final foi 83º segundo da equipa, ajudando assim a pontuar.
Tive pena que alguém não conseguisse controlar a bike numa descida mais complicada e me tivesse literalmente abalroado, fiquei conjuntamente com a bike atolado em lama, corrente fora gancho do pedal pendurado e lá tive que gerir até ao final do segmento (4 kms), o tempo perdido daria para chegar uns lugares mais à frente.
No final pude sentir o espirito unico que acompanha esta Tribo do Triatlo.
As Lezirias estão já aí e só penso em melhorar."
 
Vamos ver o que nos reserva a prova passados 2 anos ;-)

sábado, 22 de janeiro de 2011

TRAIL DOS ABUTRES


Hoje foi tudo em doses brutas, subidas, descidas, água, lama um percurso que dava para todos os gostos.
Se tivesse de transmitir tudo numa única palavra, diria que foi esplêndido.
Como não estou parco de palavras vou tentar fazer um relato daquilo que se passou.
O despertar foi feito ainda com o luar e segui com a minha cara metade para Miranda, registámos o amanhecer em foto e chegámos a Miranda com -1º, brrrrrrr, brrrrrrr, até dava para bater o dente, aquecimento no café com uma dose dupla e um pastel de nata que até queimava a lingua, o ideal para passados cinco minutos limpar o resto que "ainda estava na tripa", e ir mais leve para a montanha, nos tempos que correm todos os kilinhos são importantes e todos os atletas conhecem o ritual, antes das provas forma-se sempre uma filinha pirilau com vista à produção de biomassa.
Lá me libertei do casaco a muito custo e cá vamos nós "partida, largada, fugida", logo com uma escadaria que parecia o Bom Jesus de Braga para refrear os ânimos do pessoal mais stressado, depois foi subir, subir e subir, uma ou outra descida e trilhos maravilhosos muitos deles à beira rio no meio da natureza virgem, passados poucos kms as sapatilhas já estavam cobertas de lama e lá pelo km 7, passam por mim 5 desalmados a voar, percebi depois que era o pessoal que seguia na frente da corrida até se terem enganado "a velocidade deste pessoal é tal que até se esquecem das fitas". Pouco depois chegava o primeiro abastecimento onde aproveitei para repor algumas energias e continuar a subir, aliás até ao segundo abastecimento o percurso teve tanto de belo, como de dureza, agora que já não sou miope pude disfrutar na plenitude daquela paisagem que era completamente arrebatadora.
Chegado ao segundo abastecimento enchi o Camelback e quase levantei vôo tamanha a ventania no estradão que nos levava até ao topo da Montanha, depois tinha dado jeito uma bike, foram quase 30 min a descer  numa pista de Downhill até chegar novamente á margem do rio, podem não acreditar mas quase que supliquei por uma subidinha, tamanha a tortura aos músculos. Depois começou um sobe e desce e lá apareceu o último abastecimento, nem parei faltavam pouco mais de 4 kms para o fim e sentia-me bem ainda passei  pela minha cara metade que estava na caminhada o que me deu uma motivação extra, pouco depois surgia a meta.
Senti-me muito bem apesar de algum estrago nos pés, vamos ver como vai ser o dia de amanhã ;-) , espero que os alongamentos resultem, amanhã um treininho leve de bike e no próximo fim de semana é a Festa do Jamor.
Infelizmente não pude ficar para a noite, a festa prometia ser rija, regada a Licor Beirão, uma última palavra para a Organização, excelente a todos os niveis o pessoal  que animava a zona de meta a Banda, todos os elementos que estiveram ao longo do percurso, Bombeiros Voluntários, tudo 5 estrelas, um evento onde vale a pena voltar.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

RISCOS EMERGENTES

Atendendo aos constantes aumentos de preço foi aprovada uma nova simbologia para os postos de abastecimento de combustiveis.

domingo, 16 de janeiro de 2011

LAMINHA SHOW

Como diriam os nossos irmãos do outro lado do Atlântico, o dia foi "show de bola", bem cedo a Genese reuniu-se para apadrinhar o regresso após 1 ano e 24 dias do Ciri à prática desportiva para trás ficou a estória de uma Tibia e um Perónio partidos no último dia de 2009 e uma recuperação agreste que chegou a assustar-nos a todos.
Aqui ficam os Parabéns pela persistência e a vontade que te puseram de novo em cima da Burra e foi na companhia destes amigos de infância que fiz o aquecimento de bike até à hora de partida do Cross Laminha, a familia participou na Festa e marcou presença no passeio pedestre que se cruzava com o percurso da prova.
O cross foi excelente tal como o convivio que se seguiu não só cada vez gosto mais deste tipo de provas, como já me considero um cliente habitual do Cross Laminha, Parabéns ao Victor e a toda a equipa que pôs de pé esta prova.
As fotos testemunham a beleza natural de alguns dos trilhos por onde passámos. 

sábado, 8 de janeiro de 2011

CONSISTÊNCIA

  Apesar de todas as fintas do S.Pedro, que não tem tornado nada fácil encaixar os treinos na rotina diária, tenho conseguido finalmente voltar à doce normalidade, acabaram-se as festas os excessos e as desculpas, o tempo de fazer o que me apetece ao nivel do treino já lá vai, agora é sempre a crescer.
  Este ano vou experimentar o Trail, não numa vertente competitiva como acontece no Triatlo mas somente disfrutando do prazer de correr no meio da natureza, sentir esse prazer ancestral que está incrustado nos nossos genes.
  Ainda falta o clic final para decidir se vou fazer um IronMan este ano, caso isso aconteça será o EmbrunMan a 15 de Agosto.
Entretanto o que não vão faltar são provas no Calendário Nacional, irei previligiar o Triatlo ao nível do Duatlo irei fazer somente as provas que forem importantes para a Equipa.

p.s.- ainda não vai ser este ano que irei fazer só meia dúzia de provas, apesar de saber que os resultados seriam diferentes se me concentrasse somente em 5 ou 6 provas no ano, utilizando os outros fins de semana para treinos longos que tanta falta fazem quando o objectivo é a resistência, quando vejo o calendário sou como um puto a olhar para uma ementa de doces (quero todos :-)