domingo, 31 de julho de 2011

ASSALTO À SERRA

Para culminar a preparação para o Embrunman fui até à Serra da Estrela com a familia e amigos.
Um fim de semana memorável marcado pelas paisagens soberbas da Serra.








Por 3 vezes tive o prazer de subir aos 2.000 mts da Torre.
No Sábado partida de Nelas passagem por Seia-Sabugueiro-Torre-Manteigas-Penhas Douradas no final, 90 kms com cerca de 2.700 mts de acumulado.
O final de tarde foi passado na praia mais alta de Portugal a cerca de 1500 mts de altitude a praia do Vale do Rossim, um espelho de água rodeado de uma paisagem única.
A pernoita foi feita nas Penhas da Saúde e logo pela manhã arranquei para uma longa jornada das Penhas da Saúde desci para a Covilhã e fiz a primeira subida à Torre do dia, descida para Loriga e segunda subida à Torre, depois foi descer até Seia para um belo almoço na companhia dos meus mais que tudo, no final de 106 kms e seguramente mais de 3500 mts de acumulado.
O meu obrigado a todos os que tornaram este fim de semana único com quase 200 kms e mais de 6000 mts de acumulado,  para recordar por muitos e bons anos.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

VANESSA FERNANDES

Por ser tão grande e representar tanto para o Triatlo Mundial , por vezes esquecemo-nos que é uma pessoa de carne e osso.
Eu acredito na Vanessa e todos nós encabeçados pelo seu treinador Paulo Colaço devemos dar-lhe uma força extra para a fazer de novo acreditar.

Achei você no meu jardim
Entristecido
Coração partido
Bichinho arredio

Peguei você pra mim
Como a um bandido
Cheio de vícios
E fiz assim, fiz assim

Reguei com tanta paciência
Podei as dores, as mágoas, doenças
Que nem as folhas secas vão embora
Eu trabalhei

Fiz tudo, todo meu destino
Eu dividi, ensinei de pouquinho
Gostar de si, ter esperança e persistência
Sempre

A minha herança pra você
É uma flor com um sino, uma canção
Um sonho, nem uma arma ou uma pedra
Eu deixarei

A minha herança pra você
É o amor capaz de fazê-lo tranqüilo
Pleno, reconhecendo o mundo
O que há em si
E hoje nos lembramos
Sem nenhuma tristeza
Dos foras que a vida nos deu
Ela com certeza estava juntando

Você e eu

domingo, 24 de julho de 2011

DOMINGO GORDO

Foto: Rita Ramos
À  medida que se aproxima o grande desafio da época, os treinos tornam-se mais exigentes.
Neste Domingo tive que coordenar os interesses da equipa com os meus objectivos pessoais, depois de termos entregue "o ouro aos bandidos " em Vila Viçosa, o Peniche AC tinha não só de marcar presença mas também pontuar mais que os principais adversários. Cumprimos o objectivo e complicámos a vida aos nossos adversários, retirando as 2 piores classificação conforme previsto no regulamento da prova ficamos empatados na 11ª posição com o Fontegrada e o Clube Tap, todos com 410 pontos.
A nivel individual notaram-se os treinos de natação na companhia  do Zé  Miguel, nunca tinha saido da água com 11´10" , aguentei-me na bicicleta e corri o melhor que consegui ( por várias vezes pensei que os pulmões ne saiam pela boca :-).
Após a prova um banho refrescante no Tejo e era altura de fazer o treino previsto para Domingo .
Abrantes-Barquinha-Entroncamento-Torres Novas- Alcanena - Alcanede - Rio Maior - Batalha , 130 kms bem duros principalmente pelo vento que nos últimos 40 kms esteve sempre de frente e as forças já não eram muitas.
Amanhã e nos próximos dias haverá mais, mas hoje só penso na caminha :-).

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PARECE QUE VOU ANDAR POR LÁ

Nas últimas semanas tenho estado acima das 20 horas de treino semanal, até agora o corpo tem correspondido, a motivação está em alta e nada melhor que as etapas do Tour para interiorizar o que me espera a 15 de Agosto.
As próximas 2 etapas do Tour com passagem na N94 em direcção a Italia e depois de amanhã a subida para o Col de L´Isoard e descida para Briançon , vão ter muitas estradas e kms comuns com o segmento de 188 kms de bicicleta que irei fazer no Embrunman.
A Box já está a gravar.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESTRELA DO MAR

Ao ouvir os primeiros acordes, surgiu-me toda a letra na cabeça,
sem dúvida uma obra prima do criador (Jorge Palma), obrigado
por esta música sem dúvida uma das minha preferidas.


Numa noite em que o céu tinha um brilho mais forte
e em que o sono parecia disposto a não vir
fui estender-me na praia sozinho ao relento
e ali longe do tempo acabei por dormir

Acordei com o toque suave de um beijo
e uma cara sardenta encheu-me o olhar
ainda meio a sonhar perguntei-lhe quem era
ela riu-se e disse baixinho: estrela do mar


Sou a estrela do mar
só a ele obedeço, só ele me conhece
só ele sabe quem sou no princípio e no fim
só a ele sou fiel e é ele quem me protege
quando alguém quer à força
ser dono de mim

Não sei se era maior o desejo ou o espanto
mas sei que por instantes deixei de pensar
uma chama invisível incendiou-me o peito
qualquer coisa impossível fez-me acreditar

Em silêncio trocámos segredos e abraços
inscrevemos no espaço um novo alfabeto
já passaram mil anos sobre o nosso encontro
mas mil anos são pouco ou nada para a estrela do mar

domingo, 3 de julho de 2011

2ª ETAPA DO CAMPEONATO NACIONAL 2011 AVEIRO

Após o furo em Montemor que me obrigou a desistir, esta era uma oportunidade que não podia perder se queria estar presente na "possivel" Finalissima de Gaia.
Obrigado pelas fotos
Como já não é segredo para ninguém este ano o nível qualitativo dos "atletas do pelotão" deu um salto enorme a juntar a isso marcaram presença muitos Juniores e Sub23 que começam a dar cartas, o primeiro senior aparece na 18ª posição e o primeiro veterano na 30ª posição, moral da história, mantendo-se este formato de Campeonato Nacional e  com a chegada dos Juvenis e Cadetes de grande qualidade que temos no Triatlo Nacional daqui por 5 anos um Veterano apurar-se para a Finalissima vai ser obra :-)  .
Em relação à prova, sobre a sui generis natação na Ria de Aveiro mantenho o que já disse anteriormente apesar de ter um enquadramento fantástico 5 minutos depois de 200 atletas entrarem na água todos os sedimentos depositados no Fundo fruto de anos de descargas e de uma drenagem que nunca foi feita a água "fede" e nadamos como habitualmente sem fato num caldo verde de moliço. Nos últimos tempos a natação tem estado um pouco descurada da minha parte e isso reflectiu-se  no tempo final do segmento 27´altos, no entanto não pude deixar de reparar em muitos "arrastões" que habitualmente nadam para mais de 30´ que fui passando na 1ª volta de ciclismo, a arbitragem tem de arranjar forma de controlar quem se "engana" na Boia em que faz o retorno.Atendendo às características do Canal é dificil o controlo mas que tem de se arranjar forma nem que seja estendendo uma rede ao longo dos 750 mts, havia de ser engraçado pescar uma serie de "distraidos prevaricadores".
No ciclismo cedo se formou um grupo no entanto a colaboração nem sempre foi a melhor e os esticões foram-se sucedendo, depois na 4ª volta fui apanhado pela  "locomotiva e restantes carruagens" que só consegui acompanhar uma volta, na última passagem pela meta com a descida, curva e contra curva sprint e subida logo de seguida, as pernas e a técnica deixaram-me apeado, lá perdi quase 1 minuto para uma serie de adversários directos. Ainda tenho de aprender muito para aguentar estes grupos nestes circuitos mais técnicos cheios de viragens e retornos, é impressionante, só o ouvir as mudanças trrrrrrrrrrrrrr, tira,tira,tira,tira, o coração quase a saltar pela boca depois trrrrrrrrrrrrrrr, põe,põe,põe,põe, mais uns tempos e chego lá. No entanto o tempo final do segmento até não foi mau de todo 1h 7´. Inicio de corrida com uma volta a estabilizar e depois sempre a tentar correr um pouco mais rápido, foi sem dúvida o melhor segmento onde consegui recuperar muitas posições e terminar ainda no minuto 39, depois de um segmento de ciclismo que foi tudo menos descansado.
No final o 50º lugar deixa-me na luta por um lugar na Finalissima.
Foi fantástico o convivio com toda a malta conhecida e agradeço imenso a todos os que puxaram e me incentivaram ao longo da prova.