terça-feira, 27 de março de 2012

TRIATLO LONGO VRSA

Este ano comecei a temporada com um longo e não foi um longo qualquer, confesso que ao ver o percurso pensei que o desafio seria mais fácil de superar, afinal foi um osso bem duro de roer.
Os triatlos longos têm uma magia especial, começa logo na véspera da prova, a tribo junta-se, discute o percurso e manda umas bocas, depois a noite é sempre num sono leve, que a ansiedade não nos deixa dormir normalmente.
Acordamos ainda de noite e começa o ritual da colocação do material no parque de transição, dois dedos de conversa e rapidamente a praia enche-se de pinguins cheios de vontade de passar as próximas horas com a respiração ofegante e os dentes cerrados até cruzar a linha de meta.
O mar estava com algumas vagas e corrente forte, que dificultou este segmento  e se reflectiu nos tempos de quase todos, depois do banho matinal era altura de pedalar a solo "noventa e picos" kms , num percurso plano mas onde o vento e um troço em empedrado teimavam em não deixar aumentar a média para o valor desejado, no entanto senti-me bem neste segmento e foi com um sorriso nos lábios que entrei no segmento final de corrida. Rapidamente percebi que tinha que meter um passo moderado para acabar os 21 kms, sob o risco de ficar agarrado ás pernas, nestas altura as caimbras ameaçavam e por mais de uma vez tive de esquecer a dor esticar as pernas abrandando um pouco e continuar. No final não consegui o resultado pretendido ( terminei em 37º lugar da geral , 5º lugar do escalão) mas tive uma grande alegria o Peniche AC , subiu ao podio alcançando o 2º lugar por equipas e subiu ao 3º lugar do Campeonato Nacional de Clubes foi magnifica a prestação dos meus companheiros de equipa.
Após 10 minutos de recuperação do esforço e uma bela massagem estava quase como novo.
Esta semana estou a recuperar para desfrutar da bela jornada que se aproxima , este fim de semana Quarteira vai ser a Capital do Triatlo Nacional, com muitos e bons atletas Internacionais a marcarem presença na Taça da Europa , estou a torcer pelos atletas nacionais que vão ter que se aprumar para conseguir levar de vencida as armadas Russas, Francesas e Espanhola que vão estar presentes em força.
Quem eu gostava que ganhasse, adivinhem, e façam as vossas apostas, se puderem não deixem de estar presentes este fim de semana na Quarteira a apoiar os atletas Lusos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

TRIATLO DE ALPIARÇA 2012


O grupo perseguidor (nunca te viste noutra Paulo)
 Nos últimos tempos tenho passado menos por este espaço, estou certo que os mais atentos já notaram.
A verdade é que não existe uma razão particular, a culpa é sempre da mesma Senhora que se chama "vontade", no entanto a vontade de treinar e viver de forma saudável e equilibrada mantém-se e está mais viva que nunca.

Para quem já incorporou a pratica desportiva de "manutenção competitiva" na sua rotina sabe que por vezes é preciso refrear os ânimos e procurar um equilibrio com tudo o resto que faz de nós a pessoa que somos.
Explicações à parte Domingo arrancou a época de Triatlo e eu tive um dia memorável. Estive por opção do lado de fora por vezes sabe bem e dá-me um gozo brutal poder apoiar toda a malta conhecida, não sei se vibro mais quando estou a competir se quando estou a assistir, fico espantado como é que o público que assiste consegue estar amorfo e sem reacção à passagem dos atletas.Confesso que quando estou a fotografar tenho de fazer um esforço brutal, para deixar de apoiar a malta e concentrar-me nas fotografias, mas sei que depois vocês gostam do resultado (espero).
A prova foi um grande espectáculo, desde o inicio como seria de esperar, no entanto foi impressionante ver tanta gente a sair junta da água no primeiro grupo e a manterem-se até à segunda transição, num percurso de ciclismo complicado, de ano para ano o nivel não para de aumentar e isso é excelente para a modalidade.
A presença dos nossos atletas internacionais trouxe um brilho especial à prova numa terra única em Portugal que acarinha de uma forma muito especial o Triatlo, parabéns para as gentes de Alpiarça.
Na corrida uma vez mais o João Pereira fez a diferença e até a mota da policia fez questão de passar antes de cortar a meta ( existe registo fotográfico :-) , os nossos Olimpicos Bruno Pais e Duarte Marques fecharam o podio, no sector feminino a luta adivinhava-se renhida entre a Luisa Condeço e a Anais Moniz infelizmente um problema técnico pôs a Anais fora da prova, mas estou certo que já na Quarteira a Anais vai arrancar uma grande prova, força miuda que tu mereces. Com a sua principal adversária fora de combate a Luisa Condeço arrancou uma vitória brilhante em casa tendo sentido um apoio enorme de todo o público presente, parece que está a nascer uma nova estrela no triatlo feminino Português.
No meu escalão "velhos 1º escalão" o Peniche fez a dobradinha com o Zé Miguel e o Alexandre Feliz a subirem aos lugares mais altos do Podio, encheram-me de orgulho como companheiros de equipa e grandes amigos.
Obrigado a todos os companheiros de equipa que tiveram uma prestação excelente levando o Peniche ao 6 º lugar por equipas em 35 equipas participantes, paulatinamente vamos marcando a nossa posição no panorama do Triatlo Nacional, temos os alicerces ( espirito de grupo, esforço, dedicação e boa disposição) para construirmos uma grande equipa.
Parabéns a todos os participantes no Triatlo de Alpiarça que fizeram uma grande Festa e parabéns à organização da Federação que mais uma vez esteve em excelente plano.
A última palavra vai para o meu amigo de infância Miguel Menezes que terminou o seu primeiro Triatlo na distância Sprint, mais uma etapa cumprida, aperta contigo Campeão.

domingo, 4 de março de 2012

DUATLO OURÉM - TAÇA PORTERRA


Finalmente a chuva caiu e parece que era o que me faltava para começar a correr, já o segmento de BTT foi assim para o fraquito (fez-se o que se pode), agora o que me deixou realmente satisfeito foi a prestação da Equipa, mais um 6º lugar, a rapaziada do Peniche AC, enche-me de orgulho.
Ficam as fotos para mais tarde recordar, obrigado Bia pela excelente cobertura fotográfica ( ainda não se habituou foi aos novos equipamentos, nem eu.)
Um abraço a todos pela tarde bem passada na companhia da Tribo, aos poucos parece que a coisa vai ficando composta.