terça-feira, 31 de julho de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO DE LONGA DISTÄNCIA VITORIA 2012

Ainda sem fotos mas com o longo dia bem presente na memòria vou deixar-vos aqui um breve relato da prova.
Peço desculpa por algum erro mas este teclado "basco" nao ajuda nada.
Na companhia da familia e de grandes amigos o ambiente em Vitoria foi fantàstico a capital verde recebeu-nos engalanada e sem dùvida que conseguiu exceder as expectativas de todos.
No dia anterior à prova a romaria habitual para colocaçao do material, a sensaçao de estar entre mais de mil atletas de 33 nacionalidades diferentes transporta-nos para outra dimensao.
No dia da prova 6.30 è hora para tomar o pequeno almoço e seguir para a partida, quando chegamos o parque està replato sao milhares de pessoas entre atletas e pùblico e nòs fazemos parte daquela jornada fantàstica. As partidas foram desfasadas, primeiro elites ( boas provas dos nossos "estreantes" Duarte Marques  e Zè Estrangeiro", com mais alguma experiencia na distancia acredito que nos podem dar muitas alegrias) , depois os agegroups , 20 , 30 , 40 era a minha vez vamos là nadar uma horita , mais 10 minutos para o aquecimento ficar bem feito :-), neste segmento o que mais me marcou foi a imensidao do lago que jà conhecia de à dois anos, e da falta de navegaçao de muitos atletas, a partir de metade da prova, escolhi uma rota alternativa ao grande pelotao e penso que fiz a escolha correcta.
EStava na altura de começar a pedalar sabia que era fàcil entusiasmar-me, estava avisado quando à dois anos senti uma quebra enorme aos 90 kms, por isso mesmo decidi seguir num ritmo que me senti-se bastante confortàvel, independentemente de quem passa-se, senti-me bem e nos ùltimos 40 kms consegui forçar um pouco o andamento , terminei o segmento de 120 kms com 3h28m e cheio de vontade de correr, este segmento foi verdadeiramente èpico, começo o segmento e o pùblico estava ao rubro vinha là o grande Macca , um icone do Triatlo de todos os tempos ( para quem nao està familiarizado com a modalidade è o equivalente ao Lance Amstrong no ciclismo), aqueles segundos ficaram gravados para sempre na minha memòria, atè porque devo ter sido dos poucos a passà-lo na corrida teve um stop and go , precisamente depois de me passar o que fez com que eu pudesse ve-lo novamente e voltar a ter o prazer de ser passado por ele. Um pouco depois o grande campeao espanhol eneko llanos e depois ainda o bockel , o pùblico estava ao rubro e eu tambèm, as duas primaira voltas foram excelentes, a terceira custou mas com toda aquela envolvencia tudo parecia mais fàcil, mais uma volta e estava ali a meta, passados 30 kms e 2h 24 m, decidi que ainda tinha que disputar uma posicao ao sprint com um Americano :-) , no final 7 h 7 min , tinha tirado 43 minutos ao meu tempo de hà dois anos estava empenado mas feliz , com a minha familia a apoiar-me estava cumprido mais um desafio e eu estava muito satisfeito.
Foi bonita a festa pà , esta vai ficar na memòria por muitos anos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

PRÓXIMA PARAGEM VITÓRIA


A prova mais longa do ano é já no próximo Domingo, tem o aliciante de estar a representar o meu Pais, competir com as cores nacionais, faz-nos acreditar que podemos dar sempre ainda mais de nós.
Aproveito para expressar a minha gratidão a todos os que me vão acompanhando e partilhando este espaço.
Domingo quem quiser ir vendo o que se está a passar no Campeonato do Mundo de Triatlo de longa distância pode fazê-lo através dos links que se seguem.
Vou correr com o dorsal 500

http://www.eitb.com/es/deportes/otrosdeportes/

http://www.triatlonvitoria.com/Live-results/

segunda-feira, 23 de julho de 2012

TRIATLO DE ESPOSENDE

A jornada era complicada e a equipa apesar de não estar na máxima força, mostrou uma grande união, companheirismo e espirito de sacrificio, o resultado foi um excelente 6º lugar que nos permite manter a 5ª posição no universo das 54 equipas que já pontuaram no Campeonato Nacional de Clubes.
O triatlo fazia a sua estreia em Esposende e o local mostrou que tem condições para manter esta prova por muitos e bons anos. Gostei muito da prova que ameaça tirar o titulo do sprint mais rapido a Oeiras, estou seguro que no próximo ano serão ainda mais os atletas a marcar presença, nesta prova magnifica.
Os mais de 160 atletas arrancaram num segmento de natação super rápido, foram os 800 mts mais rápidos que já fiz a nadar a corrente ajudou e de que maneira e no final de 10 minutos estava a sair da água para um segmento de ciclismo que já sabia ia ser feito sempre no red line. Após uma primeira volta inserido num pequeno grupo com o Leandro do TriBraga e o Jorge Duarte do Olimpico de Oeiras , chegou a cavalaria com o Délio a comandar as tropas e o Henrique em lugar Tenente, estavam lançados os dados para a excelente prestação que a equipa viria a alcançar. O ciclismo foi feito sempre a conquistar posições e chegados à corrida era sofrer mais um pouco só  faltavam 5 kms para a meta.
 O Délio mostrou que continua a ser um corredor magnifico e o Henrique ajudou-me a fazer uma grande corrida, cortando a meta ao meu lado.
No final trouxe o caneco dos Veteranos, 25ª posição da geral e um tempo impensável à algum tempo atrás de 1h00´03´´.
No próximo fim de semana vamos ver como vai funcionar a máquina noutras distâncias, vou disfrutar ao máximo do Campeonato do Mundo de Longa Distância em Vitória / Gasteiz, espero aproveitar ao máximo os 4 kms a nadar os 120 kms a pedalar e por fim 30 kms a correr .
Uma última nota para o grande amigo João Correia que deu um grande apoio, apesar de uma lesão chata não lhe permitir competir em casa, tu és um de nós e a competir ou a assistir és da Tribo, força amigo trata-te depressa que o Triatlo precisa de ti, com o teu blog tens divulgado muito a modalidade e provavelmente esta prova também se deve a ti, um grande abraço.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

AQUABIKE DE RAIVA

A pratica desportiva e associada a ela a competição leva-nos a lugares que dificilmente conheceriamos. Desta vez foram as águas do Douro que nos receberam,  que bem soube nadar no cais de midões e depois subir, subir e continuar a subir até ao Alto da Serra de S.Domingos que nos brindou com uma vista única sobre a cidade do Porto.