terça-feira, 24 de agosto de 2010

A MARATONA

A maratona é sem dúvida o maior desafio que se coloca a quem pretende vencer a distância IronMan, começo por dizer que nunca tinha feito nenhuma, tal como nunca tinha feito uma meia-maratona até ao ano passado quando fiz o Half de Lisboa, e à 2 anos atrás correr mais de 15 minutos era algo impensável, primeiro porque me doiam os joelhos e segundo porque rapidamente ficava ofegante.
Por isso acreditem que todos vocês se colocarem esse desafio a vós próprios irão terminar uma Maratona e o mesmo é verdade para um IronMan, como dizia um grande Campeão basta um "gajo" ser teimoso, não desistir à primeira dificuldade e respeitar as suas limitações, depois mais depressa ou mais devagar estou certo que atingem o objectivo traçado.
Retomando o post anterior cheguei ao Parque de Transição ainda com força e a sentir que iria conseguir correr fiz a transição nas calmas e comecei a correr com uma multidão de gente a aplaudir e ao fim de alguns minutos um apoio especial da familia, mais um pouco e colocavam-me a primeira pulseira, só faltavam 2, a corrida ia certinha e estava preocupado em continuar a comer nos abastecimentos, gel, bananas, bebida energética e água, ao contrário do que aconteceu no ciclismo agora era eu que ia passando por pessoal, uns mais empenados que outros, a primeira volta decorreu sem qualquer problema, entrada na segunda volta e o pensamento "so far , so good", depois lá pelo km 15 uma dor de barriga intensa abrandei um pouco fui respirando fundo e ao fim de uns minutos senti-me melhor, continuava a correr sem nunca esquecer de me ir alimentando, entretanto já tinha duas pulseiras os kms iam passando e cada vez faltava menos, já perto do final da segunda volta o Caldeirão passa por mim, trocamos algumas palavras e ele segue para a meta e para uma excelente marca, eu ia entrar na minha última volta, continuava a correr, mas agora as "flatulências" tinham tomado conta de mim, já só conseguia beber lá pelo km 35 ainda tentei comer um pedaço de banana, mas senti vómitos e então decidi ir a toque de coca-cola até ao final.
Apesar de estar a custar um pouco pensava que estava quase faltam 4, 3 , entrada nos últimos dois kms pergunto as horas (como vos disse não levava relógio, tinha decidido ir ao ritmo das sensações) e estava com dez horas e meia de prova, saboreei o momento, a meta estava logo ali, os meus filhotes vieram ter comigo e cortámos juntos a meta, estava concretizado um sonho.
Depois foi uma última corrida até ao WC, porque já não aguentava mais tanta "FLATULÊNCIA", mais aliviado fui às massagens comi qualquer coisa e usufrui daqueles momentos mágicos perto dos meus "mais que tudo" .
Para terminar fica aqui o agradecimento a alguém que no último ano me ajudou a planear o treino, a evoluir e aprender imenso, sem a sua ajuda, estou certo que este sonho teria sido muito mais dificil de realizar.
Obrigado por tudo Happyman.

Em breve colocarei as fotos

7 comentários:

As Minhas Pedaladas disse...

Que belo relato!
Parabéns Sica! Não sei o que dizer mais!!! Parabéns!!!!

david caldeirao disse...

estás de parabens!!! e o mister tambem ;-)
mas os 42km no final do IM não são uma maratona!?!?!? quando se saí da bike só temos um objectivo na cabeça..., cruzar a linha de meta nem que seja de gatas!!!

Triatleta disse...

Biba o ex-gordo kuarago!!! :-)

jordão alves disse...

Mais uma vez parabéns.
Só de ler o teu relato apetece me ir fazer um IM já amanha.
Se nao for antes vimos nos no Estoril.
Abraço.

Anónimo disse...

Parabéns. Este cruzar da meta é a realização de um sonho para ti e forte uma inspiração para muitos.

Pedro Vieira
http://teamcortesia.blogspot.com/

Josué disse...

Muitos Parabéns...
De facto és mais uma inspiração para muitos, eu incluido.
Um dia também quero lá chegar.
Um forte abraço e até um triatlo destes.
Josué (dos Galitos)

Chuva Vasco disse...

Sica,

em primeiro lugar dou-te os parabéns pela concretização do teu sonho, de facto o primeiro Ironman é uma etapa muito marcante na vida de um triatleta e tu conseguiste ultrapassá-la. Partilho da opinião de que qualquer pessoa pode fazer um Ironman, até porque se fossem muito duros não teríamos milhares de pessoas a participarem numa única prova, julgo que o interesse dos ironmans está não na dificuldade, mas sim na realização pessoal de concretização quer de sonhos (1ª vez) quer de re-afirmação. é
apenas uma opinião.
Relativamente à tua questão no meu blog, pois bem, estás à vontade para te facultar as informações que necessitares sobre o Embrunman e são muitas (lol).
Abraço

Uma vez mais parabéns

Chuva Vasco