domingo, 29 de agosto de 2010

O FIM DE UM CICLO

Hoje o Triatlo Português obteve mais um titulo, João Silva sagrou-se Campeão Europeu de Sub 23, a última década foi brilhante para o Triatlo em Portugal, com o impulso dado pelo Fenómeno Vanessa Fernandes e uma forte aposta na formação centrada no Centro de alto rendimento os resultados obtidos nos últimos anos têm sido brilhantes, pondo Portugal a ombrear com as grandes Potências do Triatlo Mundial.
Ao nivel masculino é quase certo que seremos um dos poucos Países com 3 atletas nos Jogos Olímpicos a nível Feminino ainda estamos um patamar abaixo mas são várias as promessas para um futuro bem próximo.
Também ao nível da massificação da modalidade a Federação tem feito um excelente trabalho, tendo ano após ano aumentado o nº de atletas Federados com base numa estratégia de diversificação captando assim cada vez mais praticantes para o Triatlo.
O ano passado saiu do quadro técnico da Federação um dos seus principais elementos , António Jourdan que continuou a desenvolver um trabalho em prol da modalidade nos Águias de Alpiarça este ano será o Sergio Santos  que já anunciou a saída da Federação no final da época, esta dupla esteve na base do caminho trilhado pelo Triatlo Português na última década e na minha opinião fez um trabalho excelente.
Agora um novo ciclo se abre, estando certo que os nossos dirigentes federativos irão encontrar os técnicos certos para começar um novo ciclo.
Amanhã ainda podemos ter mais algumas alegrias directamente de Gaia.
Parabéns aos Atletas , Técnicos e Dirigentes  que têm representado de forma brilhante o nosso País.

1 comentário:

João Correia disse...

Concordo na generalidade contigo, companheiro, apenas com uma ligeira divergência e uma suspeita: a ligeira divergência é que o nosso panorama feminino, para além de longe do masculino, ainda lhe falta muito para chegar ao nível correspondente no sector referido. Penso que ainda não vai ser nesta geração, mas noutra, que há-de chegar (talvez dos juvenis, talvez). MAS...desejo estar profundamente enganado, acredit(em)a. A minha suspeita/interpretação sobre o selecionador nacional, Mestre Sérgio Santos, é que o "problema" Vanessa acabou por "fragilizar" mais o Sérgio, enquanto selecionador, que a atleta, porque me parece que ergueu-se um muro que os incompatibilizou. A finalizar, digo que não vai ser nada fácil encontrar substituto de tão elevado global nível qualitativo.
Grande abraço, amigo.