quarta-feira, 27 de outubro de 2010

NOTICIA

As coisas que por aí se dizem  :-)



Atleta do Peniche AC completa Ironman

Pela primeira vez na história do Peniche AC, um dos seus triatletas participou e concluiu um Ironman. O Ironman é a prova mítica do triatlo mundial, pois trata-se do formato que deu início a esta modalidade e constitui um desafio só ao alcance de alguns.
Senão vejamos: para concluir esta prova Paulo Sequeira teve que nadar 3800 metros, pedalar durante 180 quilómetros e correr 42 quilómetros e 200 metros (uma maratona).
Como não se realizam provas desta dimensão no nosso país, Paulo Sequeira rumou até à Dinamarca e lá estava na linha de partida para uma prova que concluiu com o tempo de 10h38m (352º lugar entre 1400 participantes).
Para exemplo dos mais novos e daqueles que gostam do desporto na sua vertente amadora, Paulo Sequeira (conhecido por Sica) descreve-se: “Tenho 37 anos. Após uma lesão grave (rotura no ligamento cruzado anterior) num joelho provocada essencialmente pelo excesso de peso, aproveitei a fisioterapia para retomar alguma prática desportiva, tornando-me praticante de BTT ao fim de semana. Comecei por fazer alguns passeios organizados e a fazer algumas Maratonas de BTT, sempre com um carácter lúdico. Há 3 anos estreei-me no Triatlo do Ribatejo. Após uma época em que consegui alguns resultados interessantes e tomei contacto com a longa distância, decidi que era altura de experimentar um novo desafio, realizar um IronMan. Para fazer face ao desafio comecei uma rotina diária de treinos em período pós-laboral que exige algum espírito de sacrifício uma grande auto-disciplina e um grande apoio familiar. Normalmente uma semana de treinos tem entre 12 a 16 horas incluindo os fins-de-semana. No próximo ano irei participar em novas aventuras ao nível da Resistência, provavelmente o próximo desafio será aquele que apelidam do Triatlo mais duro do Mundo o Embrunman, IronMan que se realiza nos Alpes Franceses”.

in Jornal das Caldas (on-line)

5 comentários:

Fernando Carmo disse...

Famoso, hem... :-D

João Correia disse...

Há exemplos assim, digno dos melhores elogios. Este reconhecimento é uma verdadeira medalha, digna do melhor pódio do mundo: o da força interior!
Grande abraço, Sica.

david caldeirao disse...

uau!!! ;-) o meu amigo está a ficar um pró..., mas onde é que isto irá parar :-D

Triatleta disse...

Para além do reconhecimento intrínseco, por se ter atingido um objectivo ambicioso, o reconhecimento externo - o dos outros! -, serve de motivação e enche de orgulho de qualquer um.
Felizmente, ainda há quem reconheça isso publicamente, mesmo quando não se trata de um atleta de alto-rendimento, e talvez, só por isso - por ser um cidadão comum -, o SICA mereça ainda mais admiração por parte de quem lê a notícia.

pteles disse...

Muito bom Paulo. És um autentico "case study" de dedicação! Engraçado...que eu tb vim parar ao Triatlo...depois de uma ligamentoplastia ao joelho esquerdo...