quinta-feira, 7 de abril de 2011

MARATONA DAS AREIAS

Quem lê pode ficar com a sensação de que esta será uma prova com 42 kms no deserto, o que só por si, já é um desafio ao alcance de poucos, mas trata-se de algo diferente eu diria que é uma das provas de resistências mais duras do Mundo ao alcance de muito poucos, pois qualquer plano de treinos pode ser insuficiente para ultrapassar este desafio.
Este é o desafio ao alcance de alguns eleitos.
Ao fim de 25 anos, ano após ano existem mais atletas que querem testar novos limites.
Aqui fica o resumo daquilo que é esta prova , texto tirado do blog do atleta Carlos Sá, o melhor Ultra Maratonista Português, que é um estreante nesta prova e no final da 4ª etapa ocupa o 8º lugar da geral ( um feito incrivel para quem pela primeira vez enfrenta este desafio)

"O atleta Carlos Sá do Team ChaYmit/Amigos da Montanha participa numa das mais emblemáticas Ultra Maratonas do Mundo (Marathon des Sables), prova que se desenrola de 1 ao 11 de Abril e consiste percorrer 250km's em pleno deserto do Sahara em Marrocos.

Esta competição conta com 886 atletas de todo o Mundo, que durante 7 dias de prova testam os seus limites, enfrentando as temperaturas extremas, que durante o dia podem atingir os 50ºC e durante a noite os -7ºC. Os atletas têm que correr em média uma maratona por dia e numa das etapas 84km, enfrentar os répteis mais perigosos do planeta (escorpiões, cobras, aranhas, etc.), carregar às costas toda a logística que achem necessária para essa semana, (ex: comida, saco cama, roupa quente para enfrentar as temperaturas negativas da noite, kit de extracção de veneno, lanterna, fogão, cantina, etc.), fazer o percurso em orientação utilizando apenas uma bússola e um mapa correndo o risco de se perderem se fizerem uma má leitura do terreno.

Durante longos 7 dias não tomam banho, não trocam de roupa, comem sempre as mesmas coisas (barras energéticas, frutos secos e massas liofilizadas), racionam a água ao mínimo; por todo isto é considerada a prova de sobrevivência mais emblemática do Mundo, onde um número reduzido dos que partem tem capacidade física e psicológica para chegar ao fim.

Carlos Sá, sendo um dos melhores Ultra Maratonistas Mundiais da actualidade, encara este desafio com muito respeito não tendo qualquer previsão do que possa acontecer. Sendo a sua primeira participação numa prova por etapas, as condicionantes são tais que é impossível prever o quer que seja, no entanto está confiante num bom resultado. Acima de tudo, todos os atletas que conseguem finalizar esta prova são já vencedores.

Carlos Sá tem como objectivo ganhar experiência neste tipo de provas e no próximo ano voltar com uma equipa de grandes Ultra Maratonistas Portugueses, para lutar pelos três primeiros lugares, elevando assim o nome de Portugal num dos maiores palcos Mundiais da modalidade."
 
Para quem ia só ganhar experiência o resultado até agora é de facto incrivel e só ao alcance de um super atleta, este é um atleta que admiro muito.
1ª etapa 33 kms
2ª etapa 38 kms
3ª etapa 38 kms
4ª etapa 82 kms
dia de descanso (amanhã)
5ª etapa 42 kms
6ª etapa 20 kms
 
 
Top Ten passadas 4 etapas
 
1    EL MORABITY   MAR    16:12:42
2   AHANSAL           MAR     16:31:17

3   AL AQRA              JOR       16:48:47

4   AKHDAR               MAR    17:26:29

5   VIERDET                FRA      17:44:59

6   AIT AMAR           MAR     18:12:48

7   VON ALLMEN      SUI        18:50:39

8   CARLOS SA          POR       19:01:57

9   ZANOTTI              ITA        19:17:49

10 DRIS MOHAMED ESP       19:34:24
 
Podem ir acompanhando a prova através do site do Carlos Sá http://carlossaultrarunner.blogspot.com/
e também através do site da prova http://www.darbaroud.com/
 
Esta é uma prova com uma enorme exposição mediatica com muitos orgãos de comunicação de todo o Mundo a fazer a cobertura é uma pena que em Portugal praticamente não exista uma única referência à prova.

3 comentários:

Unknown disse...

É caso para dizer... "É muita areia para a maioria das camionetas"!

david caldeirao disse...

que gandas malucos........ ;-)
quando alguem me disser que o IM é uma doideira!!! já sei passo esta informação, tenho acompanhado pelo eurosport :-(
estes tipos de certeza que não tem preocupações com fmi's!!! nem com (des)governos...

Miguel Andrade disse...

E só foi 8º!