quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PAPALAGUI

O diagnóstico daquilo em que se tornou a nossa sociedade foi feito à quase um século por quem de forma pura e humilde tomou contacto com uma sociedade onde os valores foram completamente subvertidos, desde lá o cenário ficou ainda mais negro e infelizmente estamos a chegar à triste conslusão que a herança que vamos deixar aos nossos filhos é um mar de desilusão.
Vou deixar aqui alguns excertos que não podiam ser mais actuais:
"O dinheiro é de facto o Deus do Papalagui, se a gente considerar Deus aquilo que mais se adora."
"Muitos há que pelo dinheiro sacrificaram o riso, a honra, a consciência, a felicidade e até mesmo mulher e filhos."
"Até para nasceres tens que pagar e quando morreres a tua familia tem que pagar pela tua morte... descobri uma única coisa pela qual ainda não se pede dinheiro na Europa, coisa que cada um pode fazer as vezes que quiser: respirar o ar, julgo que terá ficado esquecido ..."
"Porque no mundo dos brancos, a importância de um homem não é determinada nem pela sua bravura, nem pela sua coragem, nem pelo fulgor do seu espirito, mas sim pela quantidade de dinheiro que possui..."

Este "VELHO" livro faz parte do plano nacional de leitura e acredito que os mais jovens se podem tornar pessoas melhores e mais sábias que nós. Todos fomos responsáveis pela acção ou inacção por chegarmos a este ponto quase sem retorno onde os valores estão completamente adulterados.

3 comentários:

pitarmap disse...

Boas, O Gonçalo anda a ler esse livro, faz parte da disciplina de português.
Abraço

Paulo Renato Santos disse...

que livro foste lembrar :)
acho que o li na faculdade, portanto há 30 anos hehehe (sempre actual)

aproveito para dizer que gosto mais do blog nesta versão clássica e que tens que me apresentar o teu irmão... o da foto Big Smile :D

Hugo Gomes disse...

Belo livro!
Nós temos um (péssimo) hábito de complicar as coisas quando elas podem ser tão simples.
O Papalagui tem uma grande mensagem a passar que, cada vez mais, é não só actual como também fundamental.
Um abraço!