segunda-feira, 27 de abril de 2009

Half Iron Man (Lisbon Triathlon)


Começo por dizer que já cumpri metade de um sonho.
Quem como eu se apaixona pelo Triatlo ambiciona de uma forma mais ou menos secreta o concretizar de um sonho, que é estar presente na Prova onde tudo começou em Kona no Hawai,no IronMan Triathlon (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ironman_Triathlon).
Neste fim de semana cumpri mais uma etapa rumo a esse sonho, que como todos os sonhos acontecem se acreditarmos muito neles, dessa forma as nossas decisões e opções vão colocar-nos no rumo certo, a sorte normalmente está do lado dos audazes.
Agora no fim de assumir como objectivo aquilo que para muitos é uma miragem, irei dar conta de como decorreu esta Prova disputada no Dia da Liberdade.
A ansiedade existia o que penso ser normal, para quem nunca tinha disputado um Triatlo na distância Olimpica ou sequer feito uma Meia Maratona, ter de a fazer após nadar 1900 mts e fazer 90 kms de Bicicleta era por si só um desafio que recomendava prudência nos andamentos impostos.
O engraçado é que a forma de exteriorizar a minha ansiedade é entrar em modo de poupança de energia foi o que aconteceu na véspera da prova, fiquei alienado de tudo o que se passava à volta, escusado será dizer que quem sofre é a familia (o meu pedido de desculpas e o meu obrigado pelo apoio), deitei-me cedo mas escusado será dizer que dormi pouco, a adrenalina já tomava conta de mim.
Cinco e meia e estava de pé, as coisas estavam preparadas de véspera, tomei o pequeno almoço nas calmas e lá vou eu para a prova, onde já se encontrava muita gente no Parque de Transição.
Ao vêr um Parque com 600 atletas de mais de 20 Nacionalidades diferentes com Bikes de todas as marcas e para todos os gostos a sensação foi, isto é um Espectáculo.
Preparei o meu material, procurei os meus colegas da equipa (Peniche AC) e seguimos juntos para a água onde a Prova ia começar, foi impressionante vêr um mar de toucas azuis, entrei na água encostei-me a um dos lados para tentar fugir à confusão que seguramente surgiria após o tiro de partida.
O segmento de Natação correu bem sem forçar e sem incidentes de maior tirando um ou outro chega para lá, consegui sair da água com um tempo bastante aceitável 31´20´´, a transição foi feita demasiado nas calmas (mais de quatro minutos,vou ter de arranjar umas sapatilhas adequadas) e lá parti para o ciclismo, sentia-me muito bem e coloquei um ritmo certo sem forçar pois sabia que para mim a prova ia começar com a Meia Maratona, o vento não ajudou e na última volta ainda apanhei alguma chuva, mas senti que estava forte, fui-me alimentando e hidratando bem e recuperei mais posições que aquelas que perdi, conseguindo nas últimas voltas passar por alguns atletas que na volta inicial passaram por mim pareciam setas (parece que não usavam pilhas duracell), terminei o segmento em 2h45´ (média de 33 km/h), mais uma vez demorei uma eternidade na transição mais de 3´, comecei a correr e senti-me muito confortável e o pensamento foi colocar um ritmo que pudesse aguentar até ao fim, para não acabar em sofrimento e assim foi, sendo a última volta a melhor acabei a Meia Maratona com 1h40´ e um tempo total de Prova de 5h04´ o que me permitiu chegar no primeiro terço dos atletas posição 200º em 600 atletas, sendo o 36º Atleta Nacional.

Quero agradecer a todos os que me têm incentivado e apoiado neste sonho nada disto seria possível sem o vosso apoio, o meu obrigado.

Em baixo estão dois links para as fotos do Paulo Santos e do João um amigo do Rui Antunes , meus colegas da equipa ( PENICHE AC )

http://picasaweb.google.com/prls1963/HalfIronmanLisboa2009#
http://picasaweb.google.com/sarampo/20080425Triatlo#

Outros links para mais fotos da prova

http://picasaweb.google.com/johnluiza/LisbonHalfIronmanTriathlonApril2009#
http://picasaweb.google.com/LisboaTriathlon09.media/LisboaTriathlon20091#
http://picasaweb.google.com/LisboaTriathlon09.media/LisboaTriathlon20092#
http://picasaweb.google.com/LisboaTriathlon09.media/LisboaTriathlon20093#
http://www.ammamagazine.com/Fotos/20090425-vr/index.html
http://www.ammamagazine.com/Fotos/20090425-jg/index.html

4 comentários:

Ricardo Francisco disse...

PArabéns. E vai ver que na próxima vai poder arriscar mais. Parece dificil mas a partir de certa altura é sempre a andar. E no fim aquela satisfação a cortar a meta...só nós sabemos o prémio que é !

Abraço e até...Peniche

Lébre disse...

Mais uma vês a surpreender pela positiva...
Se para mim o Paulo já era um campeão, agora estou sem palavras...
já estou a ficar com o bichinho...
São horas de comecar a acreditar mais, e boa sorte.

CVR disse...

mais de 8000 fotos no site www.ammamagazine.com

Valentim disse...

Viva,
Parabéns e força nas canetas.
Continua que alcançarás.
Valentim