sexta-feira, 30 de julho de 2010

Até ao limite

O triatlo, é de facto um desporto único na entrega e dedicação dos atletas, muitas são as imagens que podemos vêr que reflectem o espirito de sacrificio e a ida aos limites dos atletas, no entanto este fim de semana na Etapa do Campeonato do Mundo realizada em Londres o estoiro que deu o actual Campeão do Mundo Alistair Brownlee deixou-me a pensar até onde vai o querer e a vontade de vencer de um Campeão.
Brownlee que no ano passado passeou a sua classe pelo circuito mundial pondo em causa o equilibrio e incerteza que tem caracterizado este circuito, em que existe uma competitividade extrema sendo os primeiros lugares discutidos por pequenos "nadas",no passado fim de semana estava a competir em casa e para ele era imperioso vencer (ao ponto de não ter competido na semana anterior em Hamburgo, para estar num pico de forma).
Desde o inicio do segmento de corrida forçou o ritmo com o seu irmão Jonathan para ir buscar um após outro todos os fugitivos do segmento de ciclismo (entre eles o nosso Campeão Bruno Pais), só Frodeno actual Campeão Olimpico e o fenómeno chamado Javier Gomes conseguiram acompanhar os Britânicos até aos kms finais de corrida, o Alemão foi o primeiro a descolar, entretanto o Espanhol (dominador do circuito até à chegada de Alistair) passou para a frente e começou a forçar ainda mais o andamento ficando a sós com Alistair Brownlee, a cerca de 500 mts da meta Alistair tem uma quebra tão violenta que rapidamente Javier Gomes descola rumo à vitória e ele chega à meta 1 minuto depois, passado por 8 atletas, cambaleante, com a sensação de que cairia a qualquer momento, o Campeão morreu na praia, mas para quem viu só reforçou a admiração que merece alguém que vai até ao limite para a conquista de um objectivo (quando no jogo da bola dizem que os jogadores deixam a pele em campo era mostrar-lhes estes exemplos).
Aqui segue o link para quem quiser vêr a prova e reparem naquelas imagens finais da chegada à meta do Alistair Brownlee.

http://www.universalsports.com/video/assetid=51f2efa4-e78b-4f8a-ade1-f440c6d8fca2.html#itu+series+london+men

3 comentários:

Miguel Andrade disse...

é impressionante. O Brownlee já não estava lá...

João Correia disse...

Pois...tenho dificuldades em exprimir o que realmente sinto, não sei se admiração, se alguma condolência por esta situação e por todas as situações que fazem as pessoas perigar a sua própria saúde em função de um resultado desportivo. E também tenho sérias dúvidas sobre se situações como a que descreveste ( e que fizeste muito bem em trazer à saciedade de todos nós, que te acompanhamos) contribuem para a boa divulgação da modalidade (esta ou outra qualquer, não é isso que está em causa). Esta discussão dava uma boa publicação, porque tem vários ângulos de observação e muito interessantes. Não só no triatlo há situações extremas em qualquer desporto que aqui e ali oportunamente nos é dado visionar. Claro que são frequentes nas modalidades em que os níveis de subtracção das reservas energéticas é tal que leva o ser humano a ultrapassar os seus próprios limites. Lembro-me que Francisco Lázaro morreu ao correr a Maratona nuns jogos Olímpicos do início da era moderna, em Estocolmo (devido a ter cometido aquilo que hoje sabemos ser sido uma inconsciência), lembro-me do ciclista Sean Kelly, Irlandês, que de amarelo numa volta a França, acabou uma etapa de montanha, daquelas, em hipóxia e por isso foi-lhe de imediato administrado oxigénio, ainda me lembro de outros, mas isto está a ficar tão longo ( é porque o caso que aqui trazes é realmente interessante, do meu ponto de vista). Por outro lado, acho que os extremos, que põem em causa a nossa própria sobrevivência, devem ser usados quando ela está realmente em causa. E se o rapaz bate a bota em plena prova? Acredito que melhor publicidade para a modalidade e espectáculo desportivo, sem dúvida, é ver os atletas a disputar uma prova tão dura em sprint.

Sica, quero aproveitar a oportunidade, embora já o tenha feito lá mais atrás, mas reforço, para te desejar uma grande prova na terra das gajas altas e loiras, esperando que tenhas muito gozo no evento em que vais participar. Só de pensar nas distâncias já fico sem fôlego. Grande e forte abraço.

sica disse...

João percebo o teu comentário e concordo com ele, desporto é saúde,alta competição é tudo menos saudável.
Vi algures um texto sobre o que caracterizava um Campeão, nomeadamente se eram bons exemplos ou bad boys e depois de muitos considerandos chegaram a uma conclusão com a qual concordo plenamente os Campeões transfiguram-se quando estão em prova tornam-se "implacáveis" e para eles naquele momento a única coisa que está na sua cabeça é cortar a meta em primeiro lugar, disso depende a sua "sobrevivência", desta forma conseguem fazer aquela diferença.