domingo, 26 de junho de 2011

UM HOMEM SONHA A OBRA NASCE

Esta foi sem dúvida uma semana de muito volume para aquilo que estou habituado, nunca tinha feito praticamente 20 horas de treino, mas a motivação está em alta pois tenho um desafio e só irei "descansar" no fim de o alcançar.
Ontem participei pela primeira vez na Corrida das Fogueiras, é uma corrida única, fantástica, em que somos transportados pelo público e por todo o ambiente criado à volta do percurso.
No final tive o prazer de conhecer o "Pai " da Corrida das Fogueiras e do 1º Triatlo que se realizou em Portugal o Professor Nuno Bello. Não pude deixar de perguntar como é que tinha surgido a ideia de organizar ambas as provas.
Fiquei a saber que a Corrida das fogueiras tinha nascido da ideia de um amigo que num final de tarde de Verão lhe terá feito o desafio, - Já viste este cenário da marginal era o local ideal para organizar uma corrida nocturna, com  umas fogueiras, passados uns anos estavam 100 atletas na linha de partida para a I Corrida das Fogueiras, no ano seguinte foram 200 e no terceiro ano com a divulgação feita pela Spiridon foram 700 os atletas a marcarem presença na linha de partida, nessa altura a Corrida tinha praticamente metade da distância actual e consistia em dar a volta a Peniche.
Ontem foram mais de 5000 os atletas que se deslocaram a Peniche para participar nas duas provas Fogueiras e Fogueirinhas, com os acompanhantes seriam muito perto de 10.000 pessoas que encheram as ruas da Capital da Onda. Imagino o orgulho que deve sentir o Professor Nuno Bello ao ver tanta gente na sua Terra para disputar a prova que ajudou a criar.
Em relação ao Triatlo fiquei a saber que a sua ideia original era fazer uma prova combinada, onde metesse natação, bicicleta, corrida e também o remo, mas depois achou que colocar o remo não seria tarefa fácil e ao falar sobre a sua ideia, disseram-lhe que alguém já tinha assistido a provas do género nos Estados Unidos, a ideia foi para a frente e assim nasceu o I Triatlo de Peniche.
Mais uma vez ficou bem patente o seu espirito empreendedor.
Todos nós temos ideias empreendedoras, sonhos e desafios, façam o favor de não terem "medo" de os pôr em prática e acima de tudo não se importem com o que os outros podem achar, por muito "estúpidos" ou "inalcancáveis" que os achem, cabe-vos a vós levá-los para a frente.

3 comentários:

Paulo Renato Santos disse...

Sica,
ao senhor que está ao teu lado na foto devemos todos muito, mas eu sobretudo devo a minha vocação para a Educação Física.
Obrigado Nuno Bello

Ricardo Correia disse...

Peniche está sem duvida marcado por estas duas provas. Mas devemos muito a esse Sr. não só pelo Triatlo em Peniche mas pelo triatlo em Portugal.

Um grande abraço
Ricardo Correia

Os Amigos do B! disse...

Paulo,
Gostei de te encontrar. Vê se um dia destes, arranjas um tempinho para fazer mais um Trail.

Grande Abraço,
Nuno Reis