segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

POSSO VIVER SEM O TRIATLO?

A resposta parece obvia, claro que sim, mas também é obvio que a minha vida não seria igual.
Neste momento devem estar a perguntar-se, sobre a razão desta interrogação.
Pois é meus amigos a semana passada passou-me tudo pela cabeça, na sequência da prova de esforço e do Ecocardiograma realizado fui aconselhado a ir a um Cardiologista pois aparentemente existiam problemas no músculo, que nos faz andar por cá.
Então pensei que provavelmente todos os objectivos que tinha traçado estariam comprometidos e já me via a transitar para um qualquer desporto tipo snooker ou bilhar. Nessa altura percebi o quanto me iria custar abdicar deste desporto pelo qual me apaixonei e que se tornou num estilo de vida e num pilar essencial ao meu equilibrio diário.
Felizmente hoje chegou o veredicto as alterações ao nivel do coração são adaptações morfológicas normais em função do tipo de treino realizado, aquilo que é normal para o comum dos mortais é diferente para um atleta.
Tenho um problema sim, ao nivel da pressão sistólica em esforço, mas que pode ser controlado com medicação adequada, sem existirem restrições ao nível da prática desportiva e da competição.
Portanto meus amigos contem comigo, para os desafios em 2010, amanhã já posso dar carga.

7 comentários:

Dário Santos disse...

Ó Paulo, ainda bem que não é nada de transcendente, vê lá é se a medicação não acusa doping ou outra coisa que tal, mas....
Andas a assustar a malta!!
É a cena do capacete, agora isto....

Falo por mim, fico em sobressalto cada vez que sei que se passa algo com alguém, porque, tal como escreveste e bem, posso viver sem o triatlo, mas não seria a mesma coisa, e por isso sinto o que outros sentem quando, de um momento para o outro, podem estar na eminência de ter que ir para a bancada...

E porque sei que qualquer um de nós está sujeito a qualquer coisa, a qualquer momento, e ninguém quer isso...

Força aí, é apenas mais uma pequena dificuldade a ultrapassar, no caminho que queres trilhar...

Ricardo Francisco disse...

Bom já estava a ver que não ia ter mais um adversário forte para me motivar e nos entreajudar-nos nas provas. O médico ficou foi espantado com a «evolução» desse musculo cardiaco. Ai de ti que não estejas 100 % saudavel !? Um abraço e de certeza que tu e mais pessoas assim fazem falta ao triatlo. O espirito é o mais importante.

Duarte Câmara disse...

Acima de tudo a saude é o mais importante. Folgo em saber que tudo não passou de um susto, e que estás de volta, devidamente autorizado.
Bons treinos e espero-te no Porto Santo.

Triatleta disse...

Conclusão: continua a dar-lhe, mas controladamente. Boa sorte!

Anónimo disse...

Não desanimar é importante, se está tudo controlado com a saude ainda melhor.
Força e uma boa época desportiva.
Paulo Pitarma

sica disse...

Agradeço a todos as vossas palavras e espero encontrar-vos nas provas em 2010, para um são convivio e competição.
Um abraço e bons treinos

Miguel Andrade disse...

Este vídeo é em relação ao post do capacete. (faz um pouco de publicidade mas está bem conseguido)

http://www.youtube.com/watch?v=0G-bWoDUlec&feature=player_embedded

Um abraço,