quarta-feira, 31 de março de 2010

CONCEITO DE NORMALIDADE

O que mais aprecio num filme ou num livro é a originalidade do seu argumento, aliás à medida que o tempo vai passando a criatividade e o humor são características que tendo a valorizar.
Tive oportunidade de rever um filme que sem dúvida se baseia num argumento muito original nascer velho e morrer novo " O estranho caso de Benjamim Button " é na minha opinião uma preciosidade cinematográfica e faz aquilo que julgo ser essencial num filme, - deixar-nos a pensar- . Ao pensar no conceito da "normalidade", lembrei-me de imediato do conto infantil do Eduardo Agualusa "O país dos contrários", onde os "gatos eram enormes e as vacas minúsculas", nós na nossa vida diária muitas vezes ficamos agarrados ao conceito da normalidade que de alguma forma nos condiciona para um código de conduta socialmente correcto, o chamado "politicamente correcto".
Em determinada altura passamos a fazer não aquilo que nos faz feliz, mas aquilo que faz os outros felizes, uma letra que retrata muito bem esta realidade é o tema dos Deolinda "o teu bem faz-me tão mal".
Será correcto um código de conduta que valoriza uma vida sedentária, mecanizada, castrante e baseada unicamente no trabalho, parece-me que não.
Meus amigos acima de tudo não deixem de lutar por aquilo em que acreditam, temos uma ardúa tarefa entre mãos "deixar o Mundo um pouco melhor do que quando cá chegámos", tentem fazê-lo com criatividade e sentido de humor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Entrei aqui pelas fotos do longo, mas gostei do que vi.
Deste texto em particular.

Grande abraço
InoxMan