quarta-feira, 14 de julho de 2010

QUALIDADE DA ÁGUA

Eu até nem sou muito de me queixar e normalmente nem me importo de nadar em água pouco recomendável para a prática balnear, mas no caso do canal central da  Ria de Aveiro, penso que se trata de um caso de saúde pública.
Todos nós corremos um risco significativo ao nadarmos ali.
Desafio a fazerem uma recolha de água no fim dos atletas entrarem na ria e começarem a fazer o aquecimento ao fim de 5 minutos o fundo onde estão acumulados sedimentos de dezenas de anos de descargas, começam a "levedar" e a ficar em suspensão é um "pivo" que não se pode, o envolvimento do percurso não podia ser melhor, sendo um excelente espectáculo para quem assiste mas acho que ninguém tem prazer em nadar naquele local.

5 comentários:

Miguel Andrade disse...

Será que a água vai estragar o fato?

sica disse...

Provavelmente nadamos sem fato (e esse aguenta tudo)a água está sempre um caldo, já a nossa pele por vezes é mais complicado e se beberes um pirolito então é um sabor a berbigão da vaza.

JMO disse...

Sica,

A água não é assim tãaaao má... mas as tuas criticas deveriam ser dirigidas a Federação. Porque o Delegado de Saude aprova e o risco para a saude é minimo.

sica disse...

Aquilo que eu quis chamar a atenção, é que os resultados analiticos da água, que devem estar na base da tomada de decisão para autorizar a realização do segmento de natação naquele local são seguramente diferentes se a recolha da amostra for feita após nós entrarmos e começarmos a mexer aquele fundo (situação real de prova), o ano passado constatei precisamente isso, antes de entrarmos lá dentro até não parecia mal, mas depois de 200 mamiferos lá dentro a bater os pés os sedimentos que se encontram no fundo que nunca foi drenado (corrige-me se estiver enganado)ficam em suspensão e alteram seguramente a qualidade da água.
Agora obviamente que o meu alerta se destina à Federação e não à Cidade ou às gentes de Aveiro, e se não acha-se que era um risco "penso" controlado não participaria neste Triatlo que tirando esta questão é espectacular, para quem o faz e para quem assiste.

Triatlo da Maria disse...

Jornal de Noticias de 27 de Julho

"As navalhas (lingueirão ou longueirão) estão a morrer às centenas na ria de Aveiro, uma situação que está a ser acompanhada pela Administração da Região"

Foram vocês ou é da água ?!

:-)