domingo, 1 de maio de 2011

TRIATLO LONGO DE LISBOA

Esta é sem dúvida uma prova especial e a ideal para quem se quer iniciar na Longa Distância, foi aqui que comecei em 2009, muitos atletas (cerca de 650 ), muito público, uma natação com o Oceanário ali mesmo ao lado, bom alcatrão e excelente envolvente na corrida, depois tem um grande senão que é o valor da inscrição (apesar de normal para padrões internacionais, para nós Tugas é de facto um valor elevado).
As expectativas estavam em alta, neste último ano a natação e a corrida têm saido bem e nos últimos tempos os treinos de ciclismo têm mostrado alguma evolução, logo os dados estavam lançados para o primeiro desafio ( foi excelente perceber que existem tantos leitores assiduos do blog, todos me falavam das 4 h 30 m).
No dia anterior com o granizo que caiu pensei, epá, não posso deixar fugir a oportunidade, isto com umas correntes na bike vai deslizar para um segmento de 2h 30 m , sem espigas :-).
Quando cheguei ao briefing parecia que tinha entrado num mercado em Marraquexe, primeiro pelo nivel de decibeis, depois pelo "entrançado de linguas" e por último quando vi um moço de cabeça rapada e barbas até aos joelhos (atleta marroquino), a primeira coisa que me passou foi epá, será que deixam este gajo treinar na piscina sem uma touca para as barbas?
Depois da confraternização habitual destes momentos e a visita aos vários stands, fui preparar a bike para o dia seguinte, jantar, ligeira caminhada e caminha.
Às seis da matina percebi como se começam a ganhar as corridas , o Sr. Krepe malhou para aí umas 20.000 kilocalorias ao pequeno almoço, resultado, -uma vitória indiscutivel-.
Fui com tempo para o parque de transição, preparei o material e por ali fiquei a usufruir dos momentos únicos que antecedem uma prova, ver o nervoso miudinho de alguns, a boa disposição de outros, a preocupação e as dúvidas de outros, o tempo passa num ápice.
Após umas braçadas para aquecer, muito sculling a aguardar o sinal de partida que tardava em chegar, depois seguiu-se uma natação sem sobresaltos ( quanto mais lentos somos mais pancada sofremos) sai muito bem da água e iniciei a bike decidido a forçar o andamento as voltas deveriam ser feitas entre os 37 e os 38 min, a primeira correu de acordo com o planeado ( o Pedro Pinheiro ainda não me tinha passado, era bom sinal), a meio da segunda volta lá passam os moços, ainda os tento manter em linha de vista mas nada feito o tempo da volta passou quase para os 39 min, terceira volta o ritmo volta a cair ligeiramente, passa o Henrique Matias por mim, na quarta volta foi a vez do Sr. Carmo, cheguei à corrida sem hipótese de alcançar o objectivo das 4 h 30 m ( minto se corresse como o Lino, alcançava-o sem qualquer dificuldade).
Restava-me não acabar com 4 h 44 m, nas primeiras 2 voltas corri desalmadamente, na terceira volta o ritmo caiu até ao último km, depois fiz uma serie de 1000, para acabar com 4 h 40 m.
Natação : 31 min
Bicicleta: 2 h 38 min
Corrida: 1 h 27 min

Terminei na 64ª posição em 650 atletas, fui o 31º Tuga, foi assim o meu Half IronMan, um abraço para todos, agora segue-se a primeira etapa do Campeonato Nacional em Montemor, já daqui a 15 dias.
Aspecto positivo a realçar nesta edição: Um bom trabalho dos Juizes, eliminando quase por completo o drafting e penalizando os infractores.
Aspecto negativo: os cruzamentos na corrida, por diversas vezes tive de me desviar para evitar choques frontais com atletas que vinham em sentido contrário.
Um agradecimento especial a todos aqueles que me apoiaram em prova e me fizeram dar o máximo.

16 comentários:

Miguel Andrade disse...

Faltou pouquinho para o objectivo. Há de ir lá!

Mesmo assim parabéns!

(Os cruzamentos na corrida era bastante perigosos)

João Correia disse...

Viva, Sica! Que bom estas sensações que resultam da leitura que no ofereces. Gostei muito. Depois, eu não te quis dizer, mas sempre considerei um salto muito grande passar das 4,44 para as 4,30. Fiquei na expectativa. Tu vais lá, mas precisas de mais algum tempo (eu acho). Hoje deste mais um passo rumo a esse objetivo. Portanto, meu caro: Parabéns!!

Forte abraço.

Mark V disse...

Viva Sica,

Apesar do objectivo (4h30m) não ter sido alcançado foi uma grande prova! Correr uma Meia em 1h27m depois de 90K é para mim motivo de grande admiração!
Na natação retenho a tua frase " quanto mais lentos somos mais pancada sofremos"!

Parabéns e 1 abraço
Mark

Ricardo Francisco disse...

Bela prova Sica! Como sabes estavas «proibido» de voltar a fazer 4h44m!!! Parabéns e penso sinceramente que mais ano menos ano chegas às 4h30m e até menos! Custa muito ver de fora pois a sofrer «lá dentro» tem mais piada mas não há duvida que é realmente uma prova excepcional.O teu resumo está óptimo !Abraço e bom resto de época ! Agora...recupera bem.

Hugo Gomes disse...

Parabéns pela prova companheiro e obrigado pela partilha antes da mesma!

Um abraço e até Montemor!

vanessap. disse...

Parabéns Campeão!
Beijo

Anónimo disse...

Acabei de ler a reportagem ta muito fixe...heheheh
Parabéns,boa prova! Agora e continuar a trabalhar para os objectivos :) Bons treinos e provas.
Força!
Paulo Freitas

Unknown disse...

Tá quase!...
Todos os objectivos têm um percurso para se fazer... já falta pouco!

Paulo Renato Santos disse...

Com as condições deste ano seria difícil atingir o objectivo. O teu parcial de natação foi bom, o parcial de corrida foi óptimo e o ciclismo foi muito difícil para todos... com a chuva e com aumento da distância (dizem que tinha 92kms) era impossível melhor!!!
Afinal só fizeste mais 5 segundos do que eu hehehe
Grande abraço

pteles disse...

Paulo, grande prova!
Muitos parabens. Com um pouco mais de treino e uma roda lenticular, estás la:)

Boa recuperação

Fernando Carmo disse...

Sr. Carmo... hem!?!?!?!?! :-D

Pois, queria eu nadar como tu...
Subscrevo na íntegra a tua análise. Lá estaremos, em Aveiro :-D
Abraços,
FC

Ricardo Correia disse...

PARABENS :) Muito bom resultado, e um longo é sempre um longo :P

Anónimo disse...

Parabéns Paulo. 64º da geral é sem dúvida um desempenho que merece ser motivo de orgulho para ti e de admiração para mim. Continuação de uma boa época.

Abç
Pedro Vieira
http://teamcortesia.blogspot.com/

jordão alves disse...

Parabens amigo vamos ver se em são jacinto consigo apanhar na bike para puxares por mim na corrida...
Abraço.

Anónimo disse...

Apesar dos gémeos ainda se estarem a queixar, amanhã espero já não coxear :-)
Um abraço para todos e obrigado pelos vossos comentários

Triatleta disse...

Sicaman,

Fizestes o que podias e a mais não és obrigado.

E fizeste muito bem!

Quando quiseres treinar ao fim-de-semana, apita.

Um abraço.