domingo, 27 de novembro de 2011

O CAMINHO

Uma das razões que desmotivam os jovens nas competições individuais é a valorização somente do resultado, alimentam-se de vitórias e muitas vezes os mais competitivos, lidam mal com as derrotas.
Quem está fora da competição pensa de uma forma muito semelhante, por isso muitas modalidades assentam o seu crescimento no aparecimento de "herois", que são alvo da atenção da comunicação social e através dela chegam cada vez mais praticantes e adeptos a uma modalidade.
A minha pergunta é de que forma olha um atleta do "pelotão", para a sua modalidade qual é a sua motivação para competir, sabendo que nunca será possivel vencer uma prova.
Vou dar uma resposta pessoal, quando competimos testamos o nosso limite e o objectivo está em encontrá-lo, se tivermos a persistência e objectividade necessária, vamos percebendo que temos de passar por várias etapas que não podem ser saltadas.Durante este caminho devemos olhar para o ponto de partida para valorizarmos a nossa evolução e perceber que nos tornámos pessoas diferentes.
A competição ajuda-nos no auto conhecimento e é uma excelente ferramenta no caminho da excelência, o limite, esse, está dentro de nós, à espera de ser descoberto, o que me motiva é a aventura do descobrimento.

2 comentários:

Jordão Alves disse...

Gostei, e concordo plenamente contigo!!!
Comprimentos IM.

Anónimo disse...

Sica,

Saúdo e admiro a tua mudança de atitude. Afinal, passar de "badocha acomodado" para triatleta amador altamente competitivo, em Portugal, é assunto raro.

Assim, também desejo que não invertas esse caminho. Pois, ainda assim, chegar a esse nível onde estás é mais fácil do que manteres-te por lá.

Um grande abraço.

TriPP