quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prática de exercicio fisico, Desporto, Alta Competição e os Portugueses

O que me levou a escrever este mail foi o facto de achar que vivemos num País em que a prática do exercicio fisico é um " bem de luxo" reservado a 5% da população nacional, talvez 2% praticam desporto e 0,025 % da população são atletas de alta competição.
Qual é a principal consequência deste cenário ?
Uma completa ausência de cultura desportiva por parte do povo Português, para ajudar à festa temos 3 Jornais diários de futebol em que se esmiuça tudo o que diz respeito à bola (90% das páginas) e depois nas últimas páginas fala-se de alguns dos outros desportos.
Se existe uma secretaria de estado do desporto, pergunto o que tem feito nestes últimos anos, em tempo de eleicções os Partidos politicos dedicam muito poucas linhas do seu programa sobre aquilo a que se propõem nesta matéria.
No entanto nem tudo é mau e alguns passos embora titubeantes vão sendo dados um bom exemplo é o Desporto escolar, espero que quando eu for velhinho o País seja diferente, existam muito mais pessoas a ter uma prática desportiva regular, percebam que desporto , não é igual a Futebol e talvez nessa altura existam outros apoios e patrocínios para os nossos atletas de alta competição que tantas vezes são postos em causa e sacrificam uma vida pela Paixão que têm por uma qualquer modalidade.
De quatro em quatro anos lembramo-nos que existe desporto para além do futebol e aí exigimos medalhas a atletas a quem não foram dadas condições para evoluir e competir com os melhores a nivel mundial.
Muito mais havia a dizer sobre este tema mas reflictam e deixem o vosso comentário.

3 comentários:

Miguel Andrade disse...

Só 73% da população portuguesa faz desporto regularmente e a maior parte vai ao "ginásio". Ou seja, cultura desportiva para além de futebol = 0.

sica disse...

Miguel 73% da população são 7 milhões e 300 mil pessoas onde é que elas andam , parece-me que esse nº não é correcto, seria excelente se assim fosse, não acredito que existam mais de 500 mil pessoas a efectuar exercicio fisico em Portugal, quando falamos em Desporto o nº já é bem menor.

Iron Shark disse...

Sem duvida que este tema é quente, pois na realidade Portugal ainda acha que o desporto alem do futebol é pedir medalhas de 4 em 4 anos.
eu comparo muito a realidade Portuguesa à Espanhola e se repararem quando entramos na UE estavamos praticamente no mesmo patamar....mas a grande diferença está a notar-se hj em dia, isto pq, na realidade, o estado espanhol investinu no desporto e não só no futebol como em Portugal....pois só num pais como o nosso é que se constoem 10 estadios de futebol como interesse nacional e um gajo quer praticar outro desporto qualquer tens que praticamente implorar...pagar e muito...para o fazeres........bem sem duvida que muito teria para falar...mas apenas digo que os tugas ainda se regem muito pela frase....futebol, novelas e fado...lol