segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Toma lá para aprenderes !!!







Há pois é, quem manda o menino construir castelos na areia, vem uma onda e parece a casinha de palha dos 3 porquinhos no fim do sopro do lobo mau.
Como já devem ter percebido as coisas em Sanabria não correram exactamente como o previsto e eu disse previsto e não planeado porque essa foi a principal lição que tirei.
Planeamento não é só uma palavra bonita, presupõe que se estabelecem objectivos e que se traça uma estratégia utiliza-se um método, avalia-se e normalmente os desvios em termos de resultados se formos sérios neste trabalho são minimos.
Neste caso eu por falta de humildade,desconhecimento e inexperiência tracei objectivos ambiciosos demais até para um dia excelente, num dia mau o desvio entre expectativa e resultado final foi enorme.
Nestas situações questionamos tudo, será que vale a pena ?
Sim vale a pena o Triatlo entranha-se em nós.
O que falhou?
Planeamento, o próximo passo é arranjar ajuda no planeamento do treino.
Feita a catarse, espero não vos ter maçado muito vamos aquilo que se passou no fim de semana.
Sábado arranquei para Espanha com o Délio e o Mário, as companhias não podiam ser melhores e o tempo voou chegámos a Santibanez de Vidriales e a sensação foi de entrar numa vila fantasma, não se via vivalma, até que chegados ao local da prova vimos o circo montado com bastantes atletas muitos deles Portugueses e a sensação é que poderiamos estar em qualquer prova da Taça, tal o nº de Triatletas nacionais.
Levantámos os dorsais e voilá conseguimos alojamento no albergue e já não foi necessário montar tenda.
Briefing, um pequeno passeio, jantar e caminha a noite foi passada entre um sono leve e vários despertares e às cinco da manhã estava a tomar banho e o raio do nariz continuava ranhoso.
Transição e aí vamos nós para o Lago de Sanabria, quando chegámos estava a amanhecer e a visão era fenomenal a neblina o espelho de água, só faltava aparecer o monstro de Lochness.
Estava um frio de rachar o ritual do costume entrada na água e vamos lá nadar 3 kms, sai da água com 59 min.,mais 6 a 8 minutos daquilo que posso fazer foi o resultado de 2 meses sem piscina, nadar 15 dias no mar não é a mesma coisa.
Arranco de bicicleta e os kms foram passando num sobe e desce constante e via que não conseguia recuperar posições, entre os 50 e os 65 kms o ritmo ainda baixou mais e depois foi chegar ao final dos 83 kms e ver o Parque de Transição já cheio de bicicletas e começar a correr.
Percebi que não conseguia fazer melhor que 5 min. por km e perante um percurso psicológicamente desgastante foi necessário ir buscar todas as reservas para terminar os 20 kms de corrida acabei com um tempo total de 5h46m na posição 134º e o maior empeno desde que cheguei ao Triatlo.
A unica satisfação foi ter terminado, desistir não faz parte de mim nem nestes dias maus.
Agora vamos encontrar o caminho que ficou no último Triatlo do Fundão e retirar todos os ensinamentos deste atalho por terras de nuestros hermanos.

10 comentários:

Iron Shark disse...

Companheiro desde já quero te dar os parabéns por terminares essas durissima prova, como se diz aqui no Alentejo "na é pa todos".
Ás vezes as coisas não correm, mas isso faz parte desta vida, o proximo vais arrajar com a malta!
Força
R.C.

david caldeirao disse...

pois é....!!! é assim que se aprende ;-), vais ver que na próxima vais estar muito mais forte!!! espero que tenhas tirado boas conclusões, atenção á escolha de uma prova... vai mas é treinar..., que isso quer é km's!!!

Paulo Renato Santos disse...

esta já passou... tiram-se conclusões e olha-se em frente! Setúbal já espreita aí.
Um abraço
PR

pteles disse...

Paulo,
Antes de tudo, terminas-te. Isso é que é o mais importante. O resto...bem...vais aprendendo. Ainda tens pouco tempo de modalidade, é dificil extrapolar um resultado de um HIM (e neste percurso) a partir de provas sprint e Olimpicas. Mas não desanimes. Pelo contrário. Sabes que podes fazer bem melhor! Recupera e da-lhe forte me Setubal!
PT

pteles disse...

Paulo,
O mais importante conseguis-te, acabar.
Ainda tens pouco tempo de modalidade. Os longos são algo imprevisiveis quando a base ainda é curta (mesmo não sendo). E para mais num percurso desses!!
Mas espero que isto ainda te de mais motivação.
Dá-lhe forte em Setubal.

PT

Anónimo disse...

Meus caro amigo Sica.
Faz parte na vida dar um passo atrás para dar 2 à frente de seguida.
Força e resistência e principalmente muita cabeçinha.
Abraço de apoio.

Pirata

Anónimo disse...

Em primeiro lugar muitos parabéns pois mesmo num dia mau chegaste ao fim. Isso é sempre importante. Em 2º lugar começaste o excelente texto por mencionar o «planeamento». Ora aí está o segredo pois eu tenho tido exactamente o mesmo problema ! E agora que a época finda nada melhor do que reflectir nessa questão !
Forte abraço

Anónimo disse...

Um forte abraço!

Today it´s a new day :)!

até setúbal :)!

Força Campeão!

Vanessa Pereira

sica disse...

Obrigado a todos pelas palavras de incentivo, ontem custou muito treinar e hoje doi-me o corpinho todo mas a vontade de fazer mais e melhor está intocável.
Em Setúbal provavelmente o resultado ainda não será o melhor, mas vou encarar a prova como um treino competitivo, pois o apuramento para o Estoril já foi conseguido, aí irei dar o máximo e que as coisas corram bem para finalizar a minha primeira época de Triatlo e lançar os objectivos para 2010.
um abraço a todos e uma vez mais obrigado pelas vossas palavras.

Miguel Andrade disse...

Sica,

Parabéns por ter terminado!

Boa Recuperação e Bons treinos!