quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Competição versus treino

Costuma dizer-se que os verdadeiros Campeões preferem o Treino à Competição, julgo que a primeira razão para esta afirmação prende-se com o facto de quem quer evoluir aprender muito durante os treinos, no treino aprendemos como o nosso corpo reage perante novas situações, no fundo estamos a aumentar de forma gradual a nossa resistência e performance.
Por outro lado não podemos estar sempre num pico de forma, logo a atitude mais inteligente é estabelecer objectivos onde queremos estar ao nosso máximo e encarar as restantes provas como treinos competitivos.
Acho que o tempo vai ensinar-me a competir menos e treinar mais.

6 comentários:

david caldeirao disse...

como é bom vê-los crescer... ;-)

Triatleta disse...

Pois sim, mas a competição é o treino mais específico que existe, mesmo quando não se está em pico de forma. Em que ficamos? ;-)

sica disse...

O mais engraçado é que quando escrevi o Post ainda não tinha visto os últimos comentários no Forum Trioeste (IRONCAT), eu tenho um problema, adoro competir não consigo ir fazer uma prova sem ser a dar o litro.A minha questão é se tivermos o objectivo de fazer provas longas o que é mais proveitoso tirar um dia para ir fazer um sprint ou utilizar esse mesmo tempo para um treino longo.
A resposta parece lógica, é ai que reside o meu problema.

Unknown disse...

sou viciado nos dois.... um sem o outro não vivi.. abraços

Pedro Alves disse...

Olá,

Li o seu post e tive de dizer qualquer coisa. Eu nunca competi, pelo menos contra outros mas por outro lado sou um apaixonado pelo treino. Isso de dar o litro sempre é realmente um factor condicionante da melhoria... mas há quem só consiga fazer fazer assim!

Bons treinos

Triatleta disse...

Sica, proveitoso é tirar o dia para fazer um... Triatlo Longo. As voltas ao bidão (Triatlo sprint), no meu caso, são apenas para desenjoar e sentir o sangue na garganta, recordando os velhos tempos de ...jovem :-)
Um abraço,
--
Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://pedrommpinheiro.blogspot.com ««« VISITE O MEU BLOGUE :-)