domingo, 7 de novembro de 2010

RESCALDO 7ª MARATONA DO PORTO

Pois é, foi mesmo arrancada a ferros,Victor, acertaste no tempo mas enganaste-te relativamente às favas contadas, de facto apesar de ter conseguido enganar o homem da marreta :-) como referiu o João, a partir da Meia Maratona a coisa foi um bocado sofrida.
Passeio com a familia, pernoita em Viana do Castelo no Navio Gil Eanes, que bela Cidade, uns belos Rojões ao Jantar acompanhado com um belo Verde Minhoto e antes das 10 h todos na caminha, para uma experiência diferente, não é todos os dias que se dorme num Navio que guarda tantas histórias e nos transporta para o dificil mundo da pesca bacalhoeira.
Despertar às 6.00 h  a tempo de um bom pequeno almoço e viagem até ao Porto, onde a animação já se fazia sentir, ir buscar o meu amigo João que fez de Cicerone no Porto e acompanhou a familia durante a manhã num Tour turistico pelo Porto.
Rever amigos, muita malta do Triatlo na partida, passei aqueles últimos minutos com o João Correia e o Rui Pena, ainda conheci o Mark Velhote, desejei boa sorte a todos, em especial ao meu colega de equipa Joel, que tem feito uma época de estreia espectacular no Duatlo.
Partida e uma sensação fantástica de correr com mais de 1000 atletas, um ritmo agradável que consegui ir gerindo bem, ainda deu para trocar umas palavras com um Triatleta do Tribraga nos primeiros kms e depois fui correndo, para ver o que dava.
Passei a Meia -Maratona com 1h28 m e ainda confortável, a partir do km 25 senti algum cansaço, apesar de ter diminuido ligeiramente o ritmo a coisa ainda foi até passar novamente o Túnel para aí ao km 32, o Emanuel tinha acabado de passar por mim e a partir daí as pernas começaram a fraquejar, a ligeira subida e o vento de frente também não ajudaram. O ritmo cardiaco começou a baixar e não dava mais, tive que gerir até ao final, no último km, ainda tive a Companhia de bike do Triatleta do Perosinho Paulo Adão Coelho, obrigado pela força, mas as pernas estavam nas últimas, finalmente a meta, apesar de ter quebrado e afastar-me das 3 h, o tempo final de 3.08.30, até foi bom para quem arrancou com tantas reservas.
As pernas estavam arrasadas, quando parei tremiam pareciam varas verdes, na sessão de massagem dei uns gritos que se ouviam em Matosinhos e estava a ver que já não me levantava da marquesa, mas após um belo banho e um repasto na Casa do amigo João a coisa já estava refeita, ainda deu para fazer um trote com o meu filhote no Parque da Cidade, um belo café na Foz e regresso a casa, que amanhã é dia de "Pica Boi".
Agora quinta-feira vou tratar de vez da miopia, para conseguir ver e distinguir as pessoas a mais de 5 mts de distância é que neste momento só mesmo se conhecer a voz, ainda hoje a meio da corrida vejo no chão uns metros à frente uma coisa vermelha rosada e creme e pensei, olha já ouve um que deixou cair a placa dos dentes :-), afinal era uma embalagem de twix.
Agora vou ver a Maratona de Nova Iorque que ficou a gravar, parece que hoje também é dia de chutes na bola, mas confesso que cada vez me interesso menos pelo Futebol.

16 comentários:

Paulo Renato Santos disse...

Para quem estava com tantos receios foi uma excelente prova. Mais uma estreia formidável (acho que nunca tinhas feito fora do ironman).
Trata lá dos olhinhos que dia 13 tens que ver a comida! abraço

Mark V disse...

Viva Sica,

Muito prazer em conhecer-te!
Parabéns pela tua prova e pelo teu registo. Ainda te vi no último retorno e pareceu-me que vinhas confortável, mas tal como eu já devias ter o piloto automático ligado.
Desejo-te uma rápida recuperação
Abraço
Mark

João Correia disse...

Retenho as tuas últimas palavras e confirmo que também eu me afasto a passos largos do futebol.
Com verde e rojões na véspera, fizeste uma grande maratona.
Forte abraço.

Hugo Gomes disse...

Parabéns pela prova companheiro!
Qualquer dia encontramo-nos por aí, numa prova.
Boa sorte para essa operação.
Um abraço!

david caldeirao disse...

um ano desportivo para recordar!!! sem duvida e olha que 3:08(empenado/cansado?) já é um bom tempo...
agora descansa moço!!! descansa que bem mereces..., para o ano há mais!!!
forte abraço,

Anónimo disse...

Parabéns fim de semana em grande.
Paulo Pitarma.

Duarte Câmara disse...

Boa prova. Para o ano lá estarei novamente, desta vez com mais treino, espero eu.
Duarte Câmara

Unknown disse...

Excelente relato!
Três pormenores que me merecem destaque:
1- É uma honra e um orgulho enorme saber que gostou de Viana... do Gil Eanes... da sua gastronomia!... Nasci ali, por isso não se espante do meu orgulho!
2- Para quem teve três dígitos na balança (!), além de uma série de outras contrariedades, fazer uma maratona em 03h08 é obra! Parabéns pela "fibra"!
3- O toque de humor! Fabuloso! O amigo tem uma maneira de ver a vida que qualquer mal depressa se cansará de estar ao pé de si! Parabéns também por isso!
Já ganhou mais um leitor assíduo!

Anónimo disse...

Mais uma vez, encontro aqui inspiração, quando faltam 4 semanas para a minha estreia na distância mítica da maratona. 03h08m parece-me muito bom, principalmente quando o meu objectivo aponta para as 03h30m.

Pedro Vieira
http://teamcortesia.blogspot.com/

Anónimo disse...

Muito bem.
Mais uma para aprender e por em prática mais tarde.
Bom registo e um belo fim-de-semana numa zona bonita.
Parabéns amigo.
Abraço

V.Ferreira

sica disse...

Obrigado a todos pelos vossos comentários, as pernas hoje parecem dois tijolos, mas já dei umas braçadas e fiz uns alongamentos na piscina para ajudar na recuperação.
Próximo objectivo deixar a miopia a milhas e recuperar bem, para começar a preparar a próxima época.
O Troia-Sagres já está à minha espera no inicio de Dezembro.

jordão alves disse...

Parebens sica. grande epoca este ano!!!
Até um dia destes.
Abraço.

Outwit the devil rushed! disse...

Abraço Sica...

Foi um gosto enorme ver-te aqui na Maratona do Porto... e ver-te bem.

Abraço grande mesmo, porque me tens dado muito alento.

Rui

Triatleta disse...

Sica,
Se antes da prova já estava com a língua de fora, imagino no final.

É assim mesmo, motor diesel só vai lá com verdinho & rojões.

Agora trata da tua saúde e vai pensando se queres ir a Sevilha melhorar esse tempo.

Um abraço.

Vitor disse...

Ola Sica,
Parabéns pela Maratona realizada e o post.
3h08, grande tempo.
Ate um dia destes para poder cumprimentar pessoalmente.
Obrig pela visita ao meu cantinho!!
Grande abraço
Vítor

Lébre disse...

Olá colega, grande maratona e grande época, como já tinha dito antes és um exemplo e um Heroimen.
Agora é pensar em recuperar treinando e preparar a proxima época.
Dia 13 temos mais uma maratona(churrasco e tintol)hi hi hiiiiii.