sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta Feira , 13


Qual a origem da superstição ?
São várias as possibilidades, aqui vão algumas interessantes ...

No livro mais conhecido de Dan Brown ele afirma que a superstição teve origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo Rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados sendo mais tarde, executados por heresia.
Mas existem outras explicações que remontam a tempos ainda mais longinquos, outra possibilidade para esta crença está no facto de Jesus Cristo provavelmente ter sido morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no Calendário Hebraico.
Mas a mitologia Nórdica também avança com algumas posiibilidades, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.
Uma outra hipótese, conta a lenda que a Deusa do amor e da beleza Friga quando as Tribos Nórdicas e Alemãs se converteram ao cristianismo,foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o Demónio, os 13 ficavam a rogar pragas aos humanos, da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
É caso para dizer que hipóteses e possibilidades não faltam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Heheheheheh!! Em todos os casos, é melhor não dar sopa pro azar... Abração